a) Erosões são causadas por agentes químicos, e não mecânicos
b) A individualização pode ser feita também por comparações morfológicas, anatomia específica, patologias.
c) A palatoscopia é muito utilizada porque as rugas não se alteram com o decorrer da vida. (imutabilidade)
d) A ação química não produz perdas ou traumatismos no esmalte, como os fatores mecânicos, mas sim manchamentos de acordo com o produto químico utilizado.
e) caucasoides=triangular; negroides=retangular; mongólicos=ferradura
A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.
A) ERRADO. A erosão dental pode ser produzida por fatores que alteram o pH bucal, como desordens gástricas, consumo de bebidas ácidas, ambiente (ação química), e não por ação mecânica de certas profissões.
B) ERRADO. Os dados utilizados para individualizar pessoas não se restringem a dados e comparações de tratamentos odontológicos, podendo ser utilizados outros métodos, como por exemplo a análise histológica.
C) ERRADO. A palatoscopia estuda as rugas do "céu-da-boca". Estas formam-se no terceiro mês de gestação e nem mesmo as doenças ou a agressão química são capazes de mudar as suas formas. Assim, a palatoscopia pode, sim, ser utilizada como método de identificação;
D) ERRADO. A ação química dos ácidos concorre para as perdas de substância dental (erosão) e ocorrência de estomatite, como também provoca manchas características do esmalte e da dentina pelo produto químico com o qual o trabalhador tem permanente contato (e não traumatismo do esmalte). Os vapores corrosivos (nitroso e sulfúrico) provocam destruição progressiva dos tecidos dentários e periodontais, causando mobilidade e até perda dos dentes.
E) CERTO. A forma do palato apresenta variações de acordo com os grupos étnicos, apresentando a forma triangular na etnia caucasoide, o formato retangular na etnia negroide e a forma em ferradura (redondo) na etnia mongoloide. Porém, a forma elíptica dos arcos dentários corresponde a, aproximadamente, 85% da população.
Referências:
JUNIOR, E. F.; MOURA, L. C. L.A importância dos arcos dentários na identificação humana. Rev. Bras. Odontol. vol.71 no.1 Rio de Janeiro Jan./Jun. 2014
Gabarito do professor: Letra E.