SóProvas


ID
1991434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os critérios estabelecidos por Gustafson (1950) para realizar análise dentária e estimar a idade do indivíduo são fundamentados em

Alternativas
Comentários
  • Técnica de Gustafson para estimativa de idade: utiliza dente monorradiculares, baseia-se em 6 parâmetros dentais com pontos de 0 a 3. Os parâmetros são: 

    A- Grau de atrição

    P- Nível de inserção no ligamento periodontal

    S- Desenvolvimento de dentina secundária no interior da cavidade pulpar;

    C- Deposição de cemento da raiz;

    R- Reabsorção da raiz;

    T- Translucidez do ápice da raiz.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    A) CERTO. Gustafson relata que a importância da determinação da idade na medicina forense está na identificação de corpos e também em situações de crimes e acidentes, mas observou na literatura a discussão a respeito da dificuldade em realizar a determinação da idade.

    Assim, realizou um trabalho com o objetivo de estabelecer um método de determinação de idade em indivíduos por meio da análise dentária e mostrar a aplicação deste método em alguns casos. Algumas mudanças que ocorrem nos dentes com o passar dos anos são visíveis, como por exemplo, as mudanças no ápice das raízes. Em pessoas jovens é possível determinar a idade baseada nas mudanças radiculares com bastante precisão. Já em adultos as mudanças causadas pela mastigação são observadas na forma de atrição. A investigação realizada por Gustafson foi feita através de análise microscópica de dentes preparados através de cortes longitudinais por desgaste de ambos os lados até a parte central, até atingir uma transparência que permita observações microscópicas. Observou que além das mudanças gerais já referidas outras mudanças ocorriam com a idade e afirmou que todas as mudanças deveriam ser contabilizadas e expressadas numericamente a fim de se obter um valor mais aproximado da idade. Segundo o autor as mudanças que se relacionam com a idade se seguem: atrição da borda incisal ou das superfícies oclusais, como consequência da mastigação (A), periodontose (P), desenvolvimento de dentina secundária no interior da cavidade pulpar (S), deposição de cemento da raiz (C), reabsorção da raiz (R) e transparência do ápice da raiz (T). Cada um destes fenômenos recebeu valores de 0 a 3, conforme a intensidade ou grau de modificação observados. A somatória desses pontos fornece a idade aproximada, obtida por meio de reta de regressão construída por Gustafson.

    B) ERRADO. Os parâmetros são avaliados de 0 a 3, e não de 0 a 4, e é a somatória dos pontos e não seus valores individuais que são utilizados para estimativa da idade.

    C) ERRADO. São seis parâmetros e não cinco.

    D) ERRADO. São seis e não quatro parâmetros, e a avaliação é de 0 a 3 e não de 0 a 4.

    E) ERRADO. São seis parâmetros, avaliados em uma escala de 0 a 3.

    Referência: SILVA, Ricarda Duarte da. Fluorescência dental: possível aplicação forense. 2012. Tese (Doutorado em Odontologia Legal) - Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.23.2012.tde-14012013-154740. Acesso em: 2020-06-19.

    Gabarito do professor: Letra A.