SóProvas


ID
1991440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nas etapas de coleta e documentação de evidências da impressão da mordida humana, o registro fotográfico

Alternativas
Comentários
  • Registro fotográfico da Mordida - método de documentação:

    1- Manter o paralelismo entre o filme e a marca de mordida 

    2- Incluir sempre uma régua milimetrada 

    3- Fazer fotos com luz natural, com flash, em cores e em preto e branco 

    4- Começar sempre por tomadas panorâmicas para, depois centrar-se nos detalhes através de fotografias em close 

    5- Tirar fotografias em dias sucessivos, notadamente entre o 3 e o 5 dia. 

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia legal.

    A) ERRADO. Devido à mudança da lesão com o passar do tempo, tanto para vítimas vivas como em óbito, as fotografias devem ser repetidas em intervalos de tempo regulares por vários dias. Intervalos de vinte e quatro horas por cinco dias tem sido efetivo para reprodução da maturação da injúria.

    B) ERRADO. Se as injúrias tiverem mais que duas semanas de idade, filmes coloridos com luz visível podem ser utilizados para registrar as mudanças superficiais da lesão. Caso tenha decorrido mais tempo, pode ser necessário o uso da luz ultravioleta ou infravermelha. De acordo com Wright e Dailey (2001), a fotografia colorida pode bloquear os olhos de observarem algumas características ou detalhes minuciosos da lesão. Quando a mesma lesão é vista em preto-e-branco, estes detalhes podem se tornar mais visíveis.

    C) ERRADO. O protocolo da ABFO (2002) traz que as fotografias devem ser feitas de acordo com os seguintes passos:
    fazer fotografia de orientação com visão mais afastada e em close; utilizar resolução que permita qualidade; fazer fotografia com e sem escala no local (deverá ser uma escala n° 2 da ABFO);utilizar a escala no mesmo plano e adjacente à mordida;fotografar em ângulo que elimine distorções;fazer fotografias em série, em caso de vítimas vivas.
    D) ERRADO. Deve-se sempre começar por tomadas "panorâmicas" para, depois, centrar-se nos detalhes através de fotografias "em close". Além disso, é preciso sempre incluir uma escala ou régua milimetrada.

    E) CERTO. As fotografias feitas com alta qualidade e com exposições corretas são o mais importante método de documentação de uma mordedura e são cruciais para subseqüente comparação entre a injúria e a dentadura do suspeito.  A técnica deve ser cuidadosa, lembrando que para evitar distorções recomenda-se sempre incluir uma escala ou régua milimetrada, dentre outras recomendações.

    Referência: Marques, Jeidson Antonio Morais. "Metodologias De Identificação De Marcas De Mordidas". 2004.

    Gabarito do professor: Letra  E.