I) INCORRETA: ocorre um aumento no ângulo mandibular com o envelhecimento. (150° no feto, 135° no recém-nascido, 130° 0-10 anos, 125° 10-20 anos, 123° 20-30 anos, 125° 30-50 anos, 130° acima dos 70 anos).
II) INCORRETA: segundo a tabela cronológica de mineralização dos dentes permanentes de Nicodemo, Moraes e Médici Filho, a primeira evidência de mineralização da coroa dos dentes permanentes ocorre nos 1° molares, logo no primeiro mês de vida extrauterina (verifique a tabela em: http://143.107.240.24/departamentos/social/legal/metodos_eimineralizacao.htm)
III) CORRETA
IV) INCORRETA: o processo de reabsorção faz com que o forame mentoniano fique cada vez mais próximo da borda superior.
V) INCORRETA: a transparência da raiz aumenta devido ao processo de preenchimento e mineralização dos canais dentinários, que se tornam invisíveis.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia legal.
A) ERRADO. A perda dental precoce pode acelerar o aumento, e não a diminuição do ângulo mandibular.
B) ERRADO. A primeira evidência de mineralização da coroa dos dentes permanentes ocorre nos primeiros molares, e não no incisivo central superior.
C) CERTO. A amamentação representa o fator inicial do bom desenvolvimento dos dentes e face, favorecendo a obtenção de uma oclusão dentária normal e consequentemente, mastigação adequada em vida futura.
D) ERRADO. O processo de reabsorção da borda alveolar da mandíbula faz que, nos adultos, o forame mentoniano se aproxime mais da margem superior e não inferior da mandíbula.
E) ERRADO. A transparência da raiz do dente aumenta ao longo dos anos, e não diminui. A dentina esclerosada ou transparente pode surgir em qualquer outro tipo de dentina e em qualquer parte do dente. Caracteriza-se por ser translúcidas e apresentar alto grau de mineralização. Sendo mais mineralizada que a dentina primária, a dentina esclerosada torna-se mais transparente, à semelhança do esmalte.
Gabarito do professor: Letra C.