SóProvas


ID
1993210
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São possíveis problemas identificados na aquisição de microcomputadores que utilizam placa-mãe on-board, quando comparados com aqueles que utilizam placa-mãe off-board:

Alternativas
Comentários
  •  

    De forma bem básica é o seguinte:

     

    As placas-mãe on-board trazem a maioria dos componentes inseridos (integrados) ao seu corpo. Geralmente não vem com SLOTS para expansão, o que é uma dificuldade em caso de alguém querer trocar um componente. 

    Pelo fato de o dispositivo já estar inserido na placa-mãe, este geralmente terá um desempenho básico, ocasionando menor desempenho ao computador.

     

    Exemplo: Algumas placas-mãe possuem placa de rede e placa de rede, som e vídeo integrados, e por isso não disponibilizam, ou disponibilizam menor quantidade de slots para conexão paralela. Neste caso, está limitando a expansão e consequentemente é um problema para ao desempenho do computador, já que terá poucas opções.

  • Gabarito: letra B

     

    A primeira coisa a saber é os significados das nomenclaturas on-board e off-board.

    O termo on-board, explicando de forma objetiva e sucinta significa "na placa" e off-board "fora da placa", mas vamos entender realmente o real sentido destas nomenclaturas.

     

    Placa-mãe on-board

    A placa-mãe on-board já vem com algumas placas e componentes integrados, ou seja, com alguns recursos disponíveis, por exemplo, a placa de som, placa USB, a placa de rede, a placa de vídeo, placas de portas de  comunicação, processador, etc, todos estas placas que já vem integradas à placa recebem o nome de periféricos on-board, ou seja, na placa, isto é, já vem integrados na placa-mãe desde fábrica.

    A grande vantagem desta placa-mãe é seu custo baixo já que você não precisa comprar periféricos separados, os chamados off-board (fora da placa).

    Contudo, a maior desvantagem deste tipo de placa-mãe é o seu desempenho uma vez que, os periféricos on-board costumam ter baixo rendimento e baixa velocidade por dependerem da placa-mãe, ou seja, são gerenciados pela placa-mãe, e isso a torna barata.

    Por este motivo, com o tempo temos que fazer upgrades para melhorar o desempenho da mesma, adicionando componentes off-board mais potentes.

    Já a placa-mãe off-board, não possui periféricos integrados, sendo necessário o usuário comprar tudo separadamente.

     

    Placa-mãe off-board

    A grande desvantagem desta placa é que no final sai mais caro, pois você tem livre arbítrio para comprar periféricos da melhor qualidade e da melhor marca, por um outro lado, a principal vantagem será seu desempenho que evidentemente será superior, pois, os componente funcionarão independentemente da placa-mãe.

    Placas-mãe off-board possuem vários slots de expansão, isto é, encaixes para diversas placas off-board.

     

    [ Fonte: http://www.clipatecinformatica.com.br/2011/06/placa-mae-on-board-e-off-board.html ]

  • Nada a ver isso! As placas "on-board" de uns 15 anos pra cá não tem nenhuma dificuldade de expansão! TODAS elas possuem barramento PCI, PCI EXPRESS, 2 ou 4 slots para memória RAM, diversas porta SATA. Qual a dificuldade de expansão nisso? Ao meu ver, a questão deveria ser anulada.

  • O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM,

    além de fornecer canal para a comunicação com o chipset ponte sul.  É componente essencial para a performance do computador, uma vez que liga os dispositivos que exigem maior velocidade de comunicação.

     

    * Front Side Bus (FSB) é o barramento que intercomunica a CPU à NorthBridge.

     

     

    O chipset ponte sul controla o acesso ao HD, aos componentes onboard da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa. Este chipset não determina o desempenho da máquina, mas dirá qual é a sua capacidade de conexão (nº de portas USB, conexões SATA, PCI).

     

    Costuma-se chamar de placa-mãe onboard aquela que possui alguns componentes integrados à própria placa.

     

    Para reduzir custos, alguns computadores podem possuir placas de vídeo, placas de modem, placas de rede ou placas de som integradas -  são componentes de qualidade inferior àqueles offboard, que precisam que tais placas acessórias sejam conectadas à placa-mãe.

     

    - componentes onboard sobrecarregam o processador, diminuindo a performance da máquina como um todo.  

     

    Esta costuma “roubar” memória RAM do computador para trabalhar, ocasionando perda de performance.

     

    Enfim, placa-mãe on-board apresentam dificuldade de expansão e menor desempenho do que a off-board!

  • b) dificuldade de expansão e menor desempenho.

  •  b) dificuldade de expansão e menor desempenho.