Gabarito B
O Nmap utiliza inúmeras técnicas de detecção. Para cada umas das técnicas de detecção, gera uma assinatura e uma expressão da reacção do sistema alvo à técnica de detecção usada. Como são utilizadas várias técnicas, são geradas várias assinaturas.
A lista de assinaturas resultante é então comparada com a lista oficial de assinaturas do Nmap, sendo assim possível efectuar de uma forma correcta e eficaz a detecção. Contudo, caso o Nmap não consiga identificar o conjunto de assinaturas recolhidas do sistema alvo, apresenta o resultado ao utilizador. Este poderá adicionar à lista de assinaturas do programa e identificar a que sistema pertence aquelas assinaturas, enriquecendo a ferramenta.
Ficam aqui algumas das funcionalidades mais importantes do Nmap:
Identificação dos computadores de uma rede, por exemplo, a lista dos computadores que respondem a pings, ou que tenham um determinado porto aberto;
Detecção de portos abertos em um ou mais computadores de destino;
Identificação dos serviços de rede em computadores remotos para determinar o nome da aplicação e o número da versão que estão a executar num computador de destino;
Detecção do sistema operativo e algumas características de hardware de dispositivos de rede.
Depois de instalar o Nmap no computador, um utilizador tem duas formas de utilizar a ferramenta: linha de comandos ou graficamente.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !