-
"O povoamento da região paranaense desenvolveu-se muito lentamente e só se efetivou no século XX. Os espanhóis foram os pioneiros na exploração e ocupação do Paraná. Em 1553, o governador do Paraguai, Domingos Martinez de Irala, explorou o rio Paraná. No ano seguinte, Garcia Rodriguez de Vergara fundou a povoação de Ontiveros, próximo de Sete Quedas. Em 1557, Ruy Diaz Melgarejo fundou a povoação de Ciudad Real del Guairá, junto à foz do rio Piquiri. Em 1576, Melgarejo criou a Villa Rica del Espiritu Santo, na confluência dos rios Ivaí e Corumbataí. Estes foram o primeiros núcleos estáveis de povoamento do Paraná e a região onde se localizaram recebeu o nome de Guairá. Neles, a partir de 1610, os padres espanhóis organizaram missões ou reduções (aldeamentos de indígenas cristianizados) jesuíticas."
fonte:http://www.achetudoeregiao.com.br/pr/historia_parana.htm
-
Segundo o Tratado de Tordesilhas, praticamente o Paraná inteiro pertencia à Espanha, principalmente a porção mais a Oeste do estado. Assim, essa região foi inicialmente povoada pelos espanhóis.
Nesta região, a partir de 1610, padres espanhóis organizaram reduções jesuíticas (aldeamentos de indígenas cristianizados) para catequizar os índios que ali viviam.
Gabarito: D
-
TRATADO DE TORDESILHAS: PARANÁ É DA ESPANHA.
GABARITO= D
-
GABARITO : ( D )
Os espanhóis foram os pioneiros na exploração e ocupação do Paraná. Em 1553, o governador do Paraguai, Domingos Martinez de Irala, explorou o rio Paraná. No ano seguinte, Garcia Rodriguez de Vergara fundou a povoação de Ontiveros, próximo de Sete Quedas. Em 1557, Ruy Diaz Melgarejo fundou a povoação de Ciudad Real del Guairá, junto à foz do rio Piquiri. Em 1576, Melgarejo criou a Villa Rica del Espiritu Santo, na confluência dos rios Ivaí e Corumbataí. Estes foram os primeiros núcleos estáveis de povoamento do Paraná e a região onde se localizaram recebeu o nome de Guairá. Neles, a partir de 1610, os padres espanhóis organizaram missões ou reduções (aldeamentos de indígenas cristianizados) jesuíticas.
FORÇA, GUERREIROS!