-
Letra a) ERRADO "O levantamento planimétrico (PLANIALTIMÉTRICO e não planimétrico) utiliza referências de nível (RN) materializadas no terreno para o aumento de precisão das coordenadas calculadas."
Levantamento planimétrico: projeção plana que não traz informações acerca do relevo do terreno levantado; somente acerca de informações relativas à medições feitas na horizontal
Levantamento altimétrico: Projeção plana que traz informações acerca do relevo do terreno levantado.
Referência de Nível. Reúne informações sobre a Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), com objetivo de proporcionar ao usuário um referencial altimétrico de abrangência nacional.
NBR 1333 - Execução de levantamento topográfico
-
Letra b) ERRADO "A densidade de pontos a serem medidos por hectare, em um levantamento topográfico planialtimétrico, independe (DEPENDE) da escala de representação."
NBR 1333 - Ítem 5.21
O levantamento de detalhes deve ser feito a partir das poligonais em operações que podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, com procedimentos separados, se condições especiais do terreno ou exigências de exatidão assim exigirem. A densidade de pontos deve ser compatível com a escala de representação, características do terreno e finalidade do levantamento
-
Letra c) ERRADO "Uma escala de representação de 1:5.000 é compatível com a utilização de curvas de nível com equidistância de 30 m."
De acordo com a (Tabela 5 Levantamento topográfico) da NBR 1333, a equidistância das curvas de nível para esse caso é de 5m
-
Letra d) CERTO "A forma de representação topográfica do relevo depende tanto da finalidade do levantamento quanto do tipo de relevo e pode ser feita por curvas de nível, por pontos cotados ou pela combinação de ambos"
NBR 1333 - Ítem 5.7 A representação topográfica do relevo, dependendo da finalidade do levantamento e do relevo, pode ser por curvas de nível complementadas com pontos cotados, por curvas de nível ou somente por pontos cotados.
-
Letra e) Assertiva errada. Estão em metros.
Bom estudo a todos!
-
5.7 A representação topográfica do relevo, dependendo da finalidade do levantamento e do relevo, pode ser por curvas de nível complementadas com pontos cotados, por curvas de nível ou somente por pontos cotados.
Fonte: NBR 13133
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
b) 6.4.1.1 Para este enquadramento, devem ser considerados os argumentos de entrada das referidas tabelas, ou seja: escala de desenho adequada, eqüidistância de curvas de nível necessária e densidade de pontos a serem medidos por hectare, segundo o grau de detalhamento suscitado pela finalidade do levantamento ou pelas condições locais.
-
O levantamento Planimétrico - Pontos
O levantamento altimétrico - Referenciais de Nível.
-
Para responder a questão e julgar as alternativas, vamos usar a teoria de levantamento topográfico com base na NBR 13133: Execução de levantamento topográfico.
A - ERRADO.
O levantamento planimétrico altimétrico utiliza referências de nível (RN) materializadas no terreno para o aumento de precisão das coordenadas calculadas.
B - ERRADO.
A densidade de pontos a serem medidos por hectare, em um levantamento topográfico planialtimétrico, independe depende da escala de representação.
A densidade de pontos está representada na Tabela 5 e 6 da NBR 13133. Quanto maior a escala, maior a densidade de pontos.
C - ERRADO.
Uma escala de representação de 1:5.000 é compatível com a utilização de curvas de nível com equidistância de 30 m 5 m.
D - CERTO.
Esta alternativa está descrita no item 5.3 da NBR 13133:
“5.7 A representação topográfica do relevo, dependendo da finalidade do levantamento e do relevo, pode ser por curvas de nível complementadas com pontos cotados, por curvas de nível ou somente por pontos cotados."
E - ERRADO.
O sistema universal transversa de Mercator (UTM) é um sistema de representação cartográfica em que as coordenadas estão em graus, minutos e segundos metros.
Gabarito do Professor: Letra D.