SóProvas


ID
1996084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A topologia de um sistema de tubulações em que a perda de carga é a diferença das cotas piezométricas na entrada e na saída do sistema, de modo que a perda de carga é a mesma em todos os trechos e a vazão de entrada é igual à soma das vazões nos trechos, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Sistema em série = Para o conduto percorrido pela mesma vazão a perda de carga total entre as extremidades é a soma das perdas de carga.

    Sistema em paralelo = A vazão se distribui pelos trechos inversamente proporcional às resistências hidráulicas. A perda de carga é a diferença entre as cotas piezométricas na entrada e na saída do sistema, a perda de carga é a mesma em todos os trechos e a vazão de entrada é igual à soma das vazões nos trechos.

     

    Fonte: http://files.professor-alexandre-silveira.webnode.com/200000021-97cbe98c8b/Apostila%20de%20Hidr%C3%A1ulica%20-%20Alexandre.pdf

     

    Bons estudos

  • De acordo com Guedes (2018), um conduto é equivalente a outro quando transporta a mesma vazão, com a mesma perda de carga total. 

    Devem-se considerar dois casos:  

    • Condutos em série: as perdas de cargas se somam para uma mesma vazão.  


    Figura 1: Esquema de condutos em série. 



    Figura 2: Conduto equivalente resultante da transformação dos condutos em série. 

    • Condutos em paralelo: as vazões se somam para uma mesma perda de carga.


    Quando a questão cita: “a perda de carga é a mesma em todos os trechos e a vazão de entrada é igual à soma das vazões nos trechos", estamos falando do sistema em paralelo.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    As redes em anel, malhada e ramificada não podem ser transformadas em condutos equivalentes. Portanto, estão incorretas.


    FONTE:

    Guedes, Alexandre Soares. Hidráulica. Universidade Federal de Pelotas. 2018.