-
Os sistemas de microdrenagem incluem a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte do sistema todos os componentes do projeto para que tal ocorra.
MACRODRENAGEM - Destina-se ao escoamento final das águas escoadas superficialmente, inclusive as captadas pelas estruturas de microdrenagem; São compostos dos seguintes itens: sistema de microdrenagem, galerias de grande porte, canais e rios canalizados (Gois, 1998); Sendo assim, a macrodrenagem compreende a rede de drenagem natural, existente antes da ocupação;
FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdXEAI/aula-2-definicao-micro-macrodrenagem-urbana
-
Permita-me te completar C. Maranhense:
A microdrenagem tem início na drenagem predial, onde a água precipita na cobertura, da cobertura vai para a calha depois os condutores verticais e os horizontais para finalmente cair na caixa de areia. Depois de passa a caixa de areia fluxo continuará na sarjeta da rua, essa água antes de chegar na esquina entra n boca de lobo e cai no poço de visita, do poço de visita há uma manilha (de grandes diâmetros por sinal) que conduz a H20 para o canal urbano ou manancial de deposição.
A macrodrenagem está relacionado com a drenagem integrada da bacia, isto é, o vale daquela bacia para onde vão toda a água seja de escoamento superficial, ou pela escoameto por dentro do solo.
A macrodrenagem é composta por inúmeras macrodrenagens, assim como os oceanos e mares são compostos por inúmeras macrodenagens
-
-> Microdrenagem: corresponde ao conjunto de elementos destinados a receber e conduzir as águas das chuvas vindas das construções, lotes, ruas, praças, etc para canalizações principais que levarão até o destino final.
Nessa classificação estão elementos como bocas de lobo, sarjeta, poços de visita, redes, etc.
-> Macrodrenagem: corresponde ao conjunto de elementos destinados ao escoamento final das águas coletadas pelas estruturas de microdrenagem e que já existiam naturalmente, antes da ocupação do local de drenagem, e que podem ter sofrido obras complementares ou não.
São exemplos dessa classificação as galerias de grande porte, canais, rios canalizados, córregos, talvegues, etc.