SóProvas


ID
1996465
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, as úlceras constituem um sério problema de saúde pública, em razão do grande número de pessoas com alterações na integridade da pele. Entre os diversos tipos de úlceras, as mais frequentemente encontradas nos serviços de saúde são as úlceras:


I – Venosas.
II - Arteriais.
III - Hipertensivas.
IV - Por pressão.
V - Neurotróficas.
VI - Pé diabético.


Verifica-se que estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Entre os diversos tipos de úlceras, as mais frequentemente encontradas nos serviços de saúde são as úlceras venosas, as arteriais, as hipertensivas, as úlceras por pressão, as neurotróficas e o pé diabético.

    As úlceras de origem venosa são uma das complicações da estase venosa e quase sempre estão localizadas no terço inferior da perna um pouco acima do maléolo interno, as vezes no externo e no dorso do pé ou mais raramente no terço médio da perna.

    As úlceras arteriais exibem características tais como: profundidade variável, circundada por pele de coloração avermelhada ou cianótica, pouco exsudativa, quando presente geralmente a secreção é seropurulenta, o edema local é pequeno, com coloração de fundo pálida ou negra devido a necrose, pouco profunda (rasa), fétida, rebeldes a tratamento, estacionárias ou progressivas, de dimensões pequenas e arredondadas, de difícil cicatrização e extremamente dolorosas sendo exceção os casos onde há associação com o diabetes, onde o paciente tem uma percepção dolorosa prejudicada devido a neuropatia instalada. A área adjacente à pele geralmente é pálida quando não há indícios de inflamação onde se torna avermelhada e seca favorecendo assim a formação de fissuras que muitas vezes dão origem as lesões teciduais da pele.

    A úlcera hipertensiva se caracteriza por um aumento da parede arteriolar, proliferação da camada interna, degeneração da camada média e, ocasionalmente, trombose, levando à produção de áreas de isquemia e necrose no terço inferior da perna. Apresenta exsudato escasso e a dor é intensa.

    Úlcera por pressão é uma área de trauma tecidual causada por pressão contínua e prolongada, excedendo a pressão capilar normal, aplicada à pele e aos tecidos adjacentes, provocando uma isquemia que pode levar à morte celular.

    A úlcera neurotrófica é causada por neuropatia periférica, em decorrência de algumas doenças de base, tais como: hanseníase, diabetes mellitus, alcoolismo e outras.

    Pé Diabético é uma infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior.

    Gabarito do professor: Letra A


    Bibliografia

    Bersusa AAS, Lages JS. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 3, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2004.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de condutas para tratamento de úlceras em hanseníase e diabetes / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed., rev. e ampl. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.