Grau de Coerência: definido como base em propriedades de tenacidade, dureza e friabilidade das rochas (Guidicini et al., 1972). É caracterizada de forma tátil-visual, através da apreciação da resistência que rocha oferece a pressão dos dedos (friabilidade), impacto do martelo (tenacidade) e o risco com lâmina de aço (dureza). Esta análise permite comparar, as variedades de um mesmo litotipo, bem como avaliar de modo qualitativo a ação do intemperismo sobre as rochas e as consequentes modificações em suas propriedades mecânicas.
C1 Muito Coerente - Quebra com dificuldade com o martelo e produz um som metálico; - Os fragmentos possuem bordas cortantes que resistem ao corte por lamina de aço; - Superfície dificilmente riscada por lamina de aço.
C2 Coerente - Quebra com relativa facilidade ao golpe do martelo - Fragmentos possuem bordas cortantes que podem ser abatidas pelo corte com lamina de aço; - Superfície riscável por lâmina de aço.
C3 Pouco Coerente - Quebra com facilidade com o martelo; - Bordas dos fragmentos podem ser quebradas pela pressão dos dedos; - Laminas de aço provocam um sulco acentuado na superfície do fragmento.
C4 Friável - Esfarela ao golpe do Martelo; - Desagrega sob pressão dos dedos