SóProvas


ID
1997200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na purificação de proteínas, são empregadas diferentes técnicas, como a cromatografia líquida por troca iônica, na qual, as proteínas de uma mistura complexa podem ser separadas em função de diferenças na sua carga líquida em determinados pHs. Considerando que tenha sido realizada uma cromatografia por troca iônica empregando-se uma resina que realiza trocas de cátions e apresenta grupos funcionais negativamente carregados, assinale a opção que apresenta o pH recomendado para fracionar uma mistura de proteínas a fim de se obter o melhor perfil de separação para purificar as proteínas com ponto isoelétrico igual a 5 que tenham interagido com essa resina.

Alternativas
Comentários
  • Se a proteína em questão apresenta ponto isoelétrico igual a 5, então ela possui carga neutra quando o pH=5. Assim, quanto mais ácido o meio, mais positiva a carga da molécula, uma vez que em pH menores há maior concentração de H+ e a proteína assume carga mais positiva.
    Portanto, se a questão diz que a proteína reagiu com a resina, previamente dita de carga negativa, conclui-se que a proteína em questão apresentava carga positiva. Tendo ela ponto isoelétrico igual a 5, conclui-se que o meio estava mais ácido do que seu ponto isoelétrico, ou seja, com pH menor do que 5,0. A única alternativa que apresenta pH < 5 é a letra “B”, pH=3,0.