SóProvas


ID
1997638
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

“Existem algumas atividades que o administrador do sistema ou o usuário convencional realizam periodicamente. (…) Assim, o sistema de execução periódica de tarefas é uma poderosa ferramenta usada para automatizar diversas atividades administrativas, como remoção de arquivos em disco, verificação de e-mails, realização de backups, testes de conectividade etc. (…)”.

FRAZÃO JUNIOR, A; BRAGA, M. Administração de Sistemas Linux. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2014.Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/128912228/Administracao-de-Sistemas-Linux>. Acesso em: 4 abr. 2016


O Linux, suportado por um daemon, implementa um serviço de execução periódica de tarefas. Qual é o daemon que, geralmente, é executado na inicialização do sistema e permanece rodando enquanto o sistema estiver no ar, executando, automaticamente, tarefas agendadas pelos usuários? 

Alternativas
Comentários
  • O que é cron (Gabarito)
    O cron pode ser interpretado como um serviço do Linux que é carregado durante o processo de boot do sistema. Trata-se de uma ferramenta que permite programar a execução de comandos e processos de maneira repetitiva ou apenas uma única vez.

     

    CUPS (anteriormente um acrónimo para Common Unix Printing System, mas agora com nenhuma expansão oficial), um sistema de impressão para sistemas operativos de computador tipo unix, permite que um computador aja como um servidor de impressão. Um computador rodando o CUPS é um hospedeiro que pode aceitar tarefas de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora correta, além disso é possível monitorar impressões, relatar erros de impressões, visualizar relatórios sobre número de páginas impressas, data e horário da mesma.

     

    rsync é um utilitário amplamente usado para manter cópias de um arquivo em dois sistemas de computadores ao mesmo tempo.[2] É normalmente encontrado em sistemas do tipo Unix e em funções como um programa de sincronização de arquivos e transferência de arquivos.

     

    syslog é um padrão criado pela IETF para a transmissão de mensagens de log em redes IP.

  • Gabarito D

    crontab, é um programa do Unix que edita o arquivo onde são especificados os comandos a serem executados e a hora e dia de execução pelo cron, um serviço que executa comandos agendados nos sistemas operacionais do tipo Unix (como o Linux ou o MINIX, por exemplo). O cron se encarregará de verificar a hora e determinar se existe ou não algum programa a ser rodado. Caso exista ele o rodará na hora e data solicitada.[1]

    Parâmetros

    -l usuário -- lista as tarefas agendadas para o usuário -e usuário -- edita o agendador -r usuário -- apaga o arquivo do usuário -c diretório -- especifica um diretório para o Crontab

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !