A) A carência de compostos ricos em fósforo e nitrogênio dá início ao processo de eutrofização.
(Dar-se-á pelo AUMENTO na quantidade desses compostos)
B) A reprodução excessiva de microalgas do fitoplâncton está relacionada com o aumento de calor, uma vez que o processo de eutrofização é mais comum nos meses de verão.
(É o excesso de Nutrientes que aumenta a reprodução excessiva dessas microalgas)
C) CORRETA
D) O processo de eutrofização acarreta um aumento excessivo de oxigênio na água, melhorando assim, a taxa de respiração dos seres heterotróficos.
(Deficiência de Oxigênio na água)
E) Depois que um ambiente aquático sofre um processo de eutrofização não há como recuperá-lo.
(Há como recuperá-lo)
Podemos caracterizar a eutrofização (termo vindo do grego que significa bem nutrido) como um processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos.
O excesso de nutrientes pode ser um fator extremamente importante para aumentar o número de algas e cianobactérias do fitoplâncton em um ambiente (floração). O aumento excessivo desses seres forma uma camada que faz com que a luz solar seja impedida de passar, o que, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese realizado por algas e plantas aquáticas. Isso causa a morte dos organismos fotossintetizantes que não estão localizados nas camadas mais superficiais.
A eutrofização pode ocorrer naturalmente ou em razão da ação antrópica. Quando ocorre naturalmente, geralmente é relacionada ao transporte de matéria orgânica, que se acumula ao longo dos anos, configurando-se como um processo mais lento que o ocasionado pela ação do homem. A ocorrência desse fenômeno pela ação antrópica efetiva-se quando são lançados na água produtos resultantes de atividades industriais e agropecuárias, bem como esgoto doméstico, o que gera o aumento da disponibilidade de matéria orgânica e, consequentemente, a eutrofização.
A grande quantidade de nutrientes, aumentada também pela morte das algas, ajuda na reprodução e aumento exagerado de bactérias aeróbias. Por utilizarem oxigênio na sua respiração, essas bactérias acabam consumindo grande quantidade desse gás, o que acarreta a morte de várias outras espécies, como os peixes e outros seres aquáticos. Vale destacar que, com a falta de oxigênio, as bactérias aeróbias também acabam morrendo.
FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm