SóProvas


ID
199885
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

BP = Balanço Patrimonial.
DRE = Demonstração de Resultado do Exercício.
DLPA = Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
DMPL = Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
DOAR = Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.
DFC = Demonstração do Fluxo de Caixa.
DFCL = Demonstração do Fluxo de Caixa Livre.
DVA = Demonstração do Valor Adicionado.
BS = Balanço Social.
NE = Notas Explicativas.
RA = Relatório da Administração.
LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal.
IR = Imposto de Renda.
CSLL = Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
LAIRC = Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.
IRPJ = Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
ICMS = Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
IPI = Imposto sobre Produtos Industrializados.
ISS = Imposto Sobre Serviços.

Gastos com aquisição de vestuário do tipo macacão, vale-refeição, restaurante próprio da empresa, transporte de pessoal e assistência médica de operários são custos apropriáveis como

Alternativas
Comentários
  • São custos inderetos de fabricação, pois não podem ser associados diretamente aos produtos ou objetos. Logo, devem ser rateados.
  • E por que a resposta é "a" e não "D"? Pela sua explicação não dá pra saber.

  • Segundo Eliseu Martins, inúmeros outros custos são arcados pela empresa como decorrência da mão-de-obra que utiliza: vestuário, alimentação (às vezes como subsídio ao custo do restaurante ou outras formas de concessão de cestas básicas ou vales-refeição), transporte, assistência médica espontânea e adicional aos custos legais ou compensados os encargos sociais, educação etc. Estes são normalmente muito mais de natureza fixa do que variável e geralmente não guardam estreita relação com os valores de salários pagos a cada empregado; por isso, tratá-los como parte do custo da Mão-de-obra Direta não é o mais indicado. De vem ser debitados como parte integrante dos Custos Indiretos para rateio geral ao produtos. É claro que também deverão estar já incluídos na hipótese de predeterminação de Taxa de Aplicação de CIP.
  • Mari, todos eles estão associados diretamente ao número de pessoas. A área, nesse caso, seria uma relação indireta com várias aproximações (área de que?).

  • Os gastos elencados no enunciado possuem uma característica em comum: eles variam de acordo com o número de operários que trabalham na fábrica, não podendo ser apropriados diretamente aos produtos, necessitando de um critério de rateio para distribuição aos produtos. Como os gastos estão associados ao número de operários da empresa, o melhor critério de rateio para distribuição dos custos indiretos é o próprio número de operários trabalhando. Assim, a resposta da questão é a letra A.

    Cuidado, o fato de os gastos do enunciado serem aplicados nos operários da fábrica não significa que eles podem ser chamados de mão de obra, pois esta é mais específica. Quando se trata de mão de obra, estamos falando especificamente dos gastos com salários e encargos dos operários.

    Gabarito: A

    Prof. Luciano Moura