1° - Como aspectos positivos do conversor em matriz, têm-se:
• A ausência de elementos acumuladores de energia, pois não há indutores nem capacitores no conversor, apenas interruptores.
• Maior eficiência, quando comparado com um sistema composto por retificador e inversor, no qual haveria 4 interruptores no caminho da corrente, contra 2 neste conversor.
• Facilidade de operação em 4 quadrantes, com possibilidade de obter-se qualquer forma de onda de tensão e de corrente na saída, e qualquer forma de corrente na entrada.
2° - o TRIAC permite condução de corrente no dois sentidos
3° - Os cicloconversores permitem produzir frêquencia distinta daquela presente na entrada.
Enfim, a alternativa correta é a letra D.
Disparo por sobretensão:
Quando o SCR está polarizado diretamente e sem corrente no gatilho, a junção J2 está reversamente polarizada. Portanto, a corrente do SCR é muito pequena, formada apenas pelos portadores minoritários. Com o aumento de VAK, esses portadores são acelerados na junção J2, podendo atingir uma energia tão grande que provoque o fenômeno de avalanche. Esse fenômeno faz com que muitos elétrons choquem-se e saiam das órbitas dos átomos da rede. Estando disponíveis para condução, esses elétrons permitem que a corrente de anodo cresça. Esse processo de disparo, nem sempre destrutivo, raramente é utilizado na prática. Para o gatilho aberto (IG = 0), a tensão na qual o SCR passa ao estado de condução, é chamada tensão de breakover (VBO).