GABARITO D:
Amplitude de Controle
A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
Figura 4.6 – Estrutura achatada
Essa divisão de autoridade e responsabilidade vai definir quantos níveis hierárquicos e quantos administradores deveremos ter em uma dada organização. Se decidirmos ter poucos subordinados por chefe, teremos uma estrutura aguda.
Entretanto, hoje em dia, as empresas estão buscando estruturas achatadas, com muitos subordinados por cada chefe e uma amplitude de controle maior.
As estruturas achatadas são vistas como facilitadoras de um processo de delegação (delegar é confiar responsabilidade e autoridade a um subordinado para que execute alguma tarefa e possa atingir um objetivo), aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade às mudanças no meio externo.5
Além disso, essas estruturas acarretam um custo administrativo menor. Entretanto, o chefe não consegue dar o mesmo suporte aos seus subordinados, pois tem muitos funcionários para supervisionar.
5 Daft, 2005.
A - ERRADO - SE FOSSE ELIMINAR A ESPECIALIZAÇÃO, O EMPREGADOR NÃO PEDIRIA CURRÍCULO. A NECESSIDADE DE ESPECIALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA TEM SIDO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O ADMINISTRADOR. POIS, ISSO ATENUA AS AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO (CONCORRÊNCIA).
B - ERRADO - HODIERNAMENTE AS ORGANIZAÇÕES VEM ADOTANDO O CONCEITO DE AUTORIDADE RACIONAL E TRADICIONAL.
TIPOS DE AUTORIDADES:
- CARISMÁTICA: surge a partir de um AFETO que o povo nutre por uma pessoa. Este afeto se baseia numa admiração que o povo tem por alguém por acreditar que esta pessoa possui poder heroico, santidade, ou seja ela alguém exemplar a se seguir. Ouvimos sempre a expressão "líderes carismáticos". Estes são facilmente obedecidos por seus fiéis, pois representam ou propõem ideologias que o povo acha conveniente seguir. Como exemplo, Jesus, e até mesmo Hitler ganhou o poder através deste tipo de dominação, fazendo com que o povo alemão nutrisse por ele um afeto, uma ADMIRAÇÃO.
- RACIONAL: Este é o ápice dos tipos de dominação. Surge pelos INTERESSES. Baseia-se na LEGITIMIDADE e LEGALIDADE das ordens e do direito de mando que os nomeados possuem. Exemplo: O poder de domínio do Estado.
- TRADICIONAL(burocrática): surge através dos COSTUMES. Como exemplo, temos a dominação, o poder de um pai sobre o resto da família. É costume institucionalizado obedecer ao pai.
C - ERRADO - AS "PIRÂMIDES" SÃO COISAS DO PASSADO!... HOJE AS ARGANIZAÇÕES SÃO MAIS ADHOGRÁTICAS E ORGÂNICAS; POSSUEM UMA ESTRUTURA MAIS DESCENTRALIZADA E COM UMA AMPLITUDE DE COMANDO MAIOR. OU SEJA: DE PIRÂMIDES PASSAMOS A TER ESTRUTURAS MAIS BAIXAS E ACHATADAS. DEIXANDO DE LADO, PORTANTO, O MODELO DE ESTRUTURA ALTO E ALONGADO. AH! A ESTRUTURA MATRICIAL NÃO SAIU DE MODA NÃO! MÓH TENDÊNCIA.
D - CORRETO. (vide Vanessa)
E - ERRADO - O CONCEITO DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ESTÁ RELACIONADO AO PODER DE DECISÃO (HIERARQUIA). JÁ A TECNOLOGIA INFLUENCIA MUITO NA ESCOLHA DA MELHOR DECISÃO. PORÉM, ALGUÉM PRECISA TOMAR A DECISÃO. OU ESSA DECISÃO SERÁ TOMADA NO TOPO DA ESTRUTURA, DE FORMA CENTRALIZADA, OU SERÁ DISTRIBUÍDA PELOS DEMAIS NÍVEIS INFERIORES DA ESTRUTURA, DE FORMA DESCENTRALIZADA. LOGO, NÃO TERIA COMO ABANDONAR ESSES CONCEITOS, POIS ALGUM DELES A ORGANIZAÇÃO, COMPULSORIAMENTE, DEVERÁ ADOTAR.
GABARITO ''D''