- 
                                Olá pessoal (GABARITO = LETRA D) ---------------------------------------------------------   SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLES FÍSICOS: guardas, catracas, crachás de identificação; câmeras de segurança estão relacionados às formas de acesso das instalações físicas. CONTROLES LÓGICOS: login, senha, criptografia, firewall, leitura de dados biométricos etc. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO “CADIN”: Confidencialidade; (obs: usuário que recebe). Autenticidade; (obs: usuário que envia). Disponibilidade; Integridade; (obs: *HASH garante integridade). Não repúdio.   CONFIDENCIALIDADE - garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas. Exemplo: CRIPTOGRAFIA ou ESTEGANOGRAFIA. AUTENTICIDADE - garantir que a informação é autêntica, ORIGINAL; DISPONIBILIDADE - garantir que a informação esteja sempre DISPONÍVEL. Um recurso usado é a realização de BECAPES PERIÓDICOS; INTEGRIDADE - garantia da informação com seu inteiro teor (que a informação não seja modificada). Assim como o *HASH, que faz um resumo do contexto na origem a fim de ser comparado com o resumo do contexto no destinatário - Ambos têm que coincidir para ser possível dar credibilidade à mensagem. NÃO REPÚDIO - GARANTIR que a PESSOA NÃO NEGUE TER ASSINADO ou CRIADO A INFORMAÇÃO. 
- 
                                Para permitir que você possa aplicar na Internet cuidados similares aos que costuma tomar em seu dia a dia, é necessário que os serviços disponibilizados e as comunicações realizadas por este meio garantam alguns requisitos básicos de segurança, como:     Identificação: permitir que uma entidade1 se identifique, ou seja, diga quem ela é. Autenticação: verificar se a entidade é realmente quem ela diz ser. Autorização: determinar as ações que a entidade pode executar. Integridade: proteger a informação contra alteração não autorizada. Confidencialidade ou sigilo: proteger uma informação contra acesso não autorizado. Não repúdio: evitar que uma entidade possa negar que foi ela quem executou uma ação. Disponibilidade: garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário.     http://cartilha.cert.br/mecanismos/ 
- 
                                errei  pela  falta  de atenção. não vi o EXCETO. 
- 
                                alternativa correta: "D" ADIN A - AUTENTICIDADE  D - DISPONIBILIDADE I - INTEGRIDADE N - NÃO-REPÚDIO     
- 
                                  Princípios básicos da segurança da informação:          D   I     C    A         N   VIDE  Q762893       Q659525   D   -  ISPONIBILIDADE    =  AGENTE DE SEGURANÇA       proteger contra indisponibilidade dos serviços; informação SEMPRE disponível Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.     I   -     NTEGRIDADE =  *    HASH      garante a integridade Salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento.   
 VIOLAÇÃO ,  ALTERAÇÃO, MODIFICA   contra modificação sem permissão (I) quem MODIFICA DADOS, CPF, IDENTIDADE
   A informação não foi alterada  (integralidade HASH). Se o hash gerado no destino for igual ao hash enviado, a mensagem é íntegra. Ambos têm que coincidir para ser possível dar credibilidade à mensagem   MD-5 (Message Digest Algorithm 5) - ALGORITMO DE HASH, verifica integridade de dados.   C -  ONFIDENCIALIDADE / PRIVACIDADE  = VISUALIZA contra acesso NÃO autorizado (II) quem VISUALIZA, INVASÃO CONFIDENCIALIDADE / PRIVACIDADE            Garantia de que o acesso à informação seja  obtido somente por pessoas autorizadas.       A  -   UTENTICIDADE  =   ASSINTATURA DIGITAL  (por meio das chaves privada/pública)  garantir a identidade de uma pessoa que acessa as informações do sistema/servidor        Garante a informação é autêntica e que a pessoa recebeu a informação   N     -    NÃO REPÚDIO – NÃO NEGA quem enviou NÃO pode negar a autoria (subproduto da autenticidade)  É a garantia de que somente o titular do Certificado poderia ter realizado determinada operação.   Não repúdio (irretratabilidade). Não é possível negar (no sentido de dizer que não foi feito) uma operação ou serviço que modificou ou criou uma informação; não é possível negar o envio ou recepção de uma informação ou dado. 
- 
                                A segurança da informação possui as propriedades de:
 - disponibilidade - a informação estará disponível quando for solicitada
 - integridade - a informação não será alterada durante a transmissão
 - confidencialidade - a informação só será acessada por quem tem autorização
 - autenticidade - a informação é autêntica, produzida pelo emissor e verificada no receptor
 O não-repúdio ou irretratabilidade é a característica que garante que quem produziu a informação, não pode negar a autoria dela.
 
 Gabarito: Letra D.
 
- 
                                A segurança da informação possui as propriedades de:
 - disponibilidade - a informação estará disponível quando for solicitada
 - integridade - a informação não será alterada durante a transmissão
 - confidencialidade - a informação só será acessada por quem tem autorização
 - autenticidade - a informação é autêntica, produzida pelo emissor e verificada no receptor
 O não-repúdio ou irretratabilidade é a característica que garante que quem produziu a informação, não pode negar a autoria dela.
 
 Gabarito: Letra D.
 
- 
                                letra D O não-repúdio ou irretratabilidade é a característica que garante que quem produziu a informação, não pode negar a autoria dela. 
- 
                                Não repúdio = irretratabilidade = irrefutabilidade