LETRA A
a)
V, V, V.
I) O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar. (VERDADEIRA)
FONTE: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br/o-mar
II) O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz tem por missão a valorização, preservação, pesquisa, documentação e comunicação do patrimônio do bairro de Santa Cruz. Este museu fomenta a participação comunitária nos processos de musealização e a gestão compartilhada do patrimônio com finalidade de promover o desenvolvimento sustentável dos grupos culturais envolvidos no processo. Traduz o conceito de patrimônio a partir da pluralidade e integralidade das relações humanas com o real, respeitando a não-hierarquização e a diversidade das referências culturais. (VERDADEIRA)
FONTE: http://www.ecomuseusantacruz.com.br/sobre/ecomuseu_de_santa_cruz
III) O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro - MHCRJ foi criado em 1934, na administração do prefeito Pedro Ernesto, através do Decreto nº 4.989.
O prédio onde está instalado é um palacete construído no século XIX que fazia parte da Chácara do Morro do Queimado. Está localizado dentro da imensa área verde do Parque da Cidade, um dos lugares mais aprazíveis da cidade do Rio de Janeiro.
O museu possui um vasto acervo documental, arquivístico e museológico, com cerca de 24.000 peças, que significa um importante registro sobre a cidade do Rio de Janeiro e que abrange categorias como mobiliário, numismática, armaria, porcelana, gravuras, pinturas, fotografias etc.
Nele encontram-se também obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Armando Vianna, Antonio Malta e Marc Ferrez, além dos acervos dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto e Carlos Sampaio. (VERDADEIRA)
FONTE: http://mapas.cultura.gov.br/espaco/202329/