SóProvas


ID
200305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos sistemas de drenagem, que são fundamentais para
o funcionamento apropriado e para a durabilidade de diversas
obras civis, julgue os itens subsequentes.

O geotêxtil do tipo não tecido é um material instalado horizontalmente nas bases de valas ou trincheiras drenantes, com a finalidade de direcionar o fluxo d'água para as faces laterais das valas ou trincheiras.

Alternativas
Comentários
  • Geotêxteis são materiais têxteis utilizados em contacto com o solo ou com outros materiais em aplicações de engenharia civil e geotécnica. Geralmente são do tipo tecido ou não-tecido, embora também existam geotêxteis tricotados e reforçados.

  • O erro está ao dizer que são instalados horizontalmente.

  • geotêxtil são eficientes na retenção de finos.

  • ERRADO

     

    Acho que o erro da questão é dizer que ele direciona o fluxo, já que ela é um material permeável e filtrante.

  • errrado: o fluxo d'água para as faces laterais das valas ou trincheiras. A AGUA CORRE DENTRO DAS VALAS E TRINCHEIRAS

  • Elas não direcionam o fluxo, apenas servem para retenção dos materiais finos. Assim, é possível evitar a colmatação dos drenos.

  • O geotêxtil não tecido é usado em contato com o solo ou outros materiais para melhorar suas propriedades e reforça-los. Ele é utilizado em várias aplicações dependendo do papel a ser desempenhado. Pode ser usado para uma de suas funções ou várias delas. As aplicações mais recorrentes do geotêxtil não tecido são para proteção e reforço, drenagem, filtração e separação.

    Essas utilizações, geralmente, são em solos que não suportariam fundações ou aterros. O geotêxtil não tecido otimiza as propriedades mecânicas de permeabilidade e resistência à degradação e outras condições do solo. Esse auxílio torna possível as construções de muros de arrimo, ferrovias, rodovias, obras de terraplanagem, túneis e diversas outras construções que não seriam viáveis de outra forma, por conta da baixa resistência do solo à passagem de água e do risco de misturar-se a outros materiais.

    Finalidade é para reforçar o solo e não direcionar a água que pode até ser de forma secundária.