Gab: B
Classificação de micro-organismos infeciosos por grupos de risco:
Risco I: Características: --> Não causam doença ao homem ou aos animais, resultando em uma classificação de BAIXO para o indivíduo e comunidade. Ex.: Lactobacilus sp. e Bacilus subtilis.
Risco II: Risco MODERADO ao INDIVÍDUO e Risco LIMITADO à COMUNIDADE. EX.: Schistosoma mansoni e o vírus da rubéola.
Risco III:Risco ELEVADO para o INDIVÍDUO e Risco BAIXO para a comunidade. Ex.: Baccilus Anthracis e HIV.
Risco IV: ELEVADO tanto para o INDIVÍDUO quanto para a COMUNIDADE. Ex.: Vírus Ebola e Vírus Lassa.
Fonte de pesquisa: http://www2.fcfar.unesp.br/Home/CIBio/ClassificRiscoBiologico.pdf (Pg: 15).
Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
• Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.
• Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.
• Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profi lática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: Vírus Ebola
Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente): inclui agentes Biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos
FONTE: