A) matricial e vetorial
Existem duas abordagens principais de representação dos componentes espaciais associados às informações geográficas: o modelo matricial (ou raster) e o modelo vetorial.
No modelo raster, a área em questão é dividida em uma grade regular de células, normalmente quadradas ou retangulares. A posição da célula é definida de acordo com a linha e a coluna onde está localizada. Cada célula contém um valor que corresponde ao tipo de entidade que é encontrada naquela posição.
Assim, no modelo matricial (raster) as entidades estão associadas a grupos de células de mesmo valor. O valor armazenado em uma célula representa a característica mais marcante da variável em toda a área relativa à célula.
No modelo vetorial, as entidades do mundo real são representadas como pontos, linhas e polígonos. A posição de cada objeto é definida por sua localização no espaço, de acordo com algum sistema de coordenadas. Objetos vetoriais não preenchem todo o espaço, ou seja, nem todas as posições do espaço necessitam ser referenciadas no modelo.
Os polígonos, formados por uma cadeia de linhas, representam os limites das entidades do tipo área (ex.: um lago, um lote urbano, etc), enquanto que no modelo raster as entidades são representadas em toda a extensão da área dentro do polígono.
O modelo de representação vetorial tem como primitiva principal o Ponto, porém, são utilizados três construtores básicos: o ponto, a linha e o polígono.
(FILHO, Jugurta Lisboa. Introdução a SIG - Sistemas de Informações Geográficas. UFRS. 1995)
Gab. A
Classe Vetorial: dados espaciais armazenados no modelo vetorial tem a localização e os atributos gráficos de cada objeto representadas por pelo menos um par de coordenadas. Nesta classe as entidades podem ser apresentadas na forma de pontos, linhas (arcos e demais elementos lineares) e polígonos (áreas)
Classe Matricial: Nesta modelo, a representação é feita através de uma matriz composta de um certo número de colunas e linhas, onde cada célula tem um valor correspondente ao atributo analisado e pode ser localizada pelo cruzamento entre as linhas e colunas. Dados raster, ou matriciais são imagens que contêm a descrição de cada pixel.
complementando...
As diferenças entre os dados geográficos de estrutura vetorial e estrutura matricial são inúmeras :
Precisão Geométrica : Os dados de estrutura vetorial possuem uma precisão geométrica maior que os dados de estrutura matricial.
Tamanho do Arquivo: Os dados de estrutura vetorial necessitam de menor espaço em disco para serem armazenados.
Processamento: O processamento de dados matriciais é mais simples, os dados matriciais são indicados para o processamento de elementos da superfície contínua.
Exibição: Os dados de estrutura vetorial são mais rápidos para serem exibidos.