El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
A La Niña também um fenômeno oceânico-atmosférico, mas com características opostas ao El Niño. Caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, alterando o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html
a) Uma região afetada pelo El Niño geralmente apresenta impactos significativos decorrentes de alterações no tempo e no clima, iguais aos provocados pelo fenômeno La Niña. (Os efeitos dos dois fenômenos são opostos!)
b) Na ocorrência do fenômeno La Niña, elevam-se os níveis de chuvas na região Sul. (O La Niña provoca a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste)
c) Entre os efeitos decorrentes do fenômeno El Niño inclui-se o aumento dos níveis de chuvas, especialmente na região Sul. (O El Ninõ contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.) GABARITO
d) Na ocorrência do fenômeno El Niño, há um aumento dos movimentos convectivos nas regiões Norte e Nordeste. (Há redução dos movimentos convectivos nas regiões norte e nordeste!)
e) Os ventos em superfície se mantêm no mesmo sentido durante esses fenômenos. (Ambos os fenômenos implicam alterações nos ventos, de modo global).