-
A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.
Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).
Gab: A
Fonte : http://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm
-
As características morfológicas dos reservatórios de abastecimento público da Região Metropolitana de Curitiba definem um grande potencial de eutrofização, decorrente da sua baixa profundidade e grande tempo de residência das águas. O reservatório do Irai vem sofrendo estas conseqüências por apresentar diversas condições favoráveis que estimularam a formação de algas, como alto tempo de residência das águas, baixa profundidade e concentração de nutrientes, especialmente fósforo, promovendo a degradação da qualidade da água.
-
Questão duvidosa. A eutrofização não favorece o aumento de substâncias orgânicas dissolvidas, a eutrofização ocorre por causa dessas substâncias orgânicas dissolvidas. Alternativa A dá a entender que a eutrofização veio antes da matéria orgânica na água, quando na vdd é o contrário