SóProvas


ID
2005438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O tempo próprio gasto por um fóton para viajar uma distância de 3 × 108 m é igual a

Alternativas
Comentários
  • Vluz = 3 x 10

    ∆S = 3 x 10

    ∆V = ∆S 

              ∆T 

    ∆T = 1 segundo (aproximadamente)

     

    Não ENTENDI  porque o GAB é ZERO. ME AJUDEM

    No entanto, a luz e seu comportamento nem sempre foram tão claros. Acerca da luz sempre giraram inúmeras dúvidas para humanidade, inicialmente e até o século XIX, a suposição era de que a luz viajava a uma velocidade infinita, ou seja, ela era instantânea. Nesse mesmo século experiências realizadas por diversos cientistas começam a desvendar algumas suposições até então não provadas, onde, por exemplo a utilização de sistemas de espelhos posicionados a grandes distâncias, foi possível permitir demonstrar que a luz se propagava com uma determinada velocidade que não era infinita, mas sim finita (velocidade da luz é conhecida como sendo c=3x108m/s).

  • Thiago,

    Em relatividade, o TEMPO PRÓPRIO é o tempo medido pelo relógio que encontra-se parado em relação ao local dos eventos. Ele é dado pela fórmula

     

    Δtp = Δtd . sqrt(1 - v²/c²)   , onde Δtd é o tempo dilatado, Δtp é o tempo próprio, e v é a velocidade do referencial.

     

    Na questão, como v = c, a expressão dentro da raiz dá zero, e portanto o tempo próprio é zero

  • Muito obrigado Suzana :)

  • Acho que caberia anulação uma vez que ele não definiu qual o referencial.

  • Na verdade a solução dos colegas não pode ser assumida pois não se admite dividir nenhum número por 0. No meu ponto de vista essa questão deviria ser anulada.

  • gabarito errado!

    Define-se por tempo próprio o tempo ou intervalos de tempo inferidos por um relógio posicionado de forma estática na origem do referencial adotado; grosso modo, o tempo próprio é o tempo inferido por um observador mediante observação de um relógio que sempre esteja em seu braço.

    Voce observa um carro a 100 km/h percorrer 100 km em 1h. Da mesma forma, se voce fosse um cavaleiro de ouro e pudesse ver na velocidade da luz, voce veria ela percorrer, com sua velocidade de 3x10^8 m/s, os 3x10^8 m em apenas 1s.

    Essa é uma questão de cinematica simples. Nao tem nada de dilatacao temporal nisso! Mas é compreensivel a confusao de muitos. Relatividade Restrita nao é trivial.