SóProvas


ID
201064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca das formas e de regulação de
mercados.

O monopsonista não adquire mercadorias por preço inferior ao seu valor marginal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe  explicar essa?
  • Acredito que a "vantagem" do monopolista é exatamente a possibilidade de adquirir preços inferiores.
  • Num sistema monopsonista todas as condições de estratégias favorecem a este empresário que tem a oferta do insumo que ele necessita em um processo de competição que tira seus proveitos para o crescimento da empresa e das aptidões pessoais de quem demanda prestígio, status, posição social e/ou muitas outras formas de vaidade, egoísmo e ganância. Sem dúvida, o empresário monopsonista não tira proveito dentro da técnica de uma competição interna na sua categoria, mas dentro da estratificação dos empresários oligopolistas que estão em plena competição, em busca de sua sobrevivência, na melhor das hipóteses. Neste sentido, é que os empresários oferecem um pagamento aos donos dos insumos, ou fatores de produção não pelo valor de sua produtividade marginal, mas a receita do produto marginal da firma, caracterizando o seu poder de monopsônio industrial, ás vezes negociando um preço que satisfaça aos dois participantes.

    http://www.eumed.net/libros-gratis/2005/lgs-ei/4g.htm
  • Monopsônio

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     

    Em economiamonopsônio ou monopsónio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.

    Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem daelasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.

    Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.

    Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, uma exceção importante foi observada no século XIX. Nesta época, havia muitas pequenas cidades com centros de mineração, onde havia apenas um empregador (comprador de força de trabalho, ou seja, a mineradora) para quase toda a população (vendedor). Cada vez mais exemplos são encontrados hoje em dia, principalmente no mercado de trabalho.

  • Acredito que o VALOR MARGINAL ao qual o enunciado se refere seja o valor quando o Custo Marginal seja igual a Receita Marginal (não estou certo disso) da mercadoria referida, situação na qual se obtem a maximização do lucro.

    Partindo desse pressuposto, o monopsonista (MONO = 1 ; PSÔNIO = comprador) pode sim adquirir mercadorias pelo preço inferior pois é ele quem decide quanto vai pagar. Nesse caso a demanda será infinitamente elástica. 
  • Segundo PindycK, é mais fácil entender monopsônio se o compararmos com o monopólio.
    Assim, alterando a afirmação para o monopolista: "O MONOPOLISTA não VENDE mercadorias por preço SUPERIOR ao seu valor marginal", que claramente está ERRADA.
  • O poder de monopsônio é a capacidade do comprador de influenciar no preço de um insumo. Este poder lhe possibilita adquirir a mercadoria por um valor inferior ao preço que prevaleceria num mercado competitivo. Ou seja, ele quer adquirir mercadoria por preços inferiores ao seu valor marginal. Os preços num mercado monopsonista é menor do que os preços num mercado competitivo e é também menor do que o valor do produto físico marginal. Portanto, num monopsônio produtores são pagos menos do que o valor de seu produto marginal, e neste sentido, eles estão sendo “explorados”.
  • E, se a sua dúvida é: mas pq alguém venderia ao monopsonista uma mercadoria a um valor menor do que o que custou para a empresa fabricá-la??
    Bem, a resposta é simples: amortizar custos fixos. Se o preço de venda for superior ao Custo Variável Média, a venda será feita.
  • BRILHANTE..

    ESSES COMENTÁRIOS REALMENTE FAZEM A MASSA RACIOCINAR E ELEVAR O GRAU...

  • Comparativo monopolista x monopsonista

    1. Sobre as nomeclaturas diferentes:

    a) Monopolista Cmg / Monopsonista Valor marginal

    b) Monopolista Rmg/ Monopsonista Despesa marginal

    c) Monopolista Rme/ Monopsonista Despesa média

     

    2. Sobre as curvas:

    a) Curva da oferta (monpolista) e demanda (monopsonita): Monopolista não possui curva de oferta, pois ponto unico na cmg / Monopsonista não possui curva de demanda, pois ponto único na vmg

    b) Curva da receita (monopolista) e despesa (monopsonista): Monopolista Rmg menor que Rme /  Monopsonista Dmg maior que Dme

    c) Qtdes e preços:  Monopolista vende com preço acima da concorrência perfeita e quantidades menores / Monpsonista compra com preço menor que concorrência perfeita e quantidades menores

    d) Maximização de lucros (monopolista) e despesa (monopsonista): Monopolista Rmg = Cmg/ Monopsonista Dmg = Vmg

     

    3. Representação gráfica: Olha, só escrevendo pode parecer difícil, mas olhem esses gráficos e comparem os pontos

    http://tamaulipas1910.blogspot.com.br/2017/02/grafica-del-monopsonio-y-el-monopolio.html