SóProvas


ID
201073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca das formas e de regulação de
mercados.

Praticar discriminação de preços de primeiro grau sobre passagens de avião para pessoas que viajam a Manaus a turismo ou a negócios, na falta de informação, é um bom negócio.

Alternativas
Comentários
  • Bom negócio para quem? 
  • O erro da questão está em relacionar uma discriminação por grupo de pessoas (ex: turistas e viajantes a trabalho) com uma discriminação de 1o grau. Esta é, na verdade, uma discriminação feita para cada indivíduo.

    Os três tipos de discriminação de preços são: 1º grau (discriminação perfeita). Para cada indivíduo. 2º grau. Para quantidades diferentes. 3º grau. Para grupos diferentes.
  • Ótimo comentário, Giovani. Porém você inverteu o conceito de 2 e 3 grau. Apenas 

  • A prática, particularmente, é onde consigo entender melhor a matéria de economia, essa questão seria no caso da empresa fixar dois valores diferentes, por exemplo: quem viaja a negócios o valor é menor e quem viaja a turismo é maior, como não é possível ter a informação de quem viaja a turismo ou a negócios, não é bom negócio fixar preços distintos, uma vez que todos iram procurar o menor valor, sendo o ideal fixar um valor intermediário.

    Questão relacionada pra complementar o entendimento:

    Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Economia

    Disciplina: Economia | Assuntos: MicroeconomiaEstruturas de Mercado

    Devido à heterogeneidade dos demandantes de crédito bancário, é lucrativo para um banco monopolista praticar discriminação perfeita de preços com juros diferentes para cada tipo de cliente. (CERTO)


  • Comentário do Giovanni Basso está perfeito, não invertido como o colega Guilherme afirmou.

  • Gaba: ERRADO

     

    1º Grau - por pessoa
    2º Grau - por quantidade
    3º Grau - por grupo

  • ERRADO.

     

    - A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).
    - A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas.
    - A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores. Identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica).