SóProvas


ID
201145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os cálculos financeiros efetuados em um contexto
inflacionário, julgue o próximo item.

Na operação de crédito com taxa de juros prefixada, define-se, previamente, na data da contratação, todas as condições referentes às taxas de juros a serem aplicadas sobre o valor da dívida, discriminando-se o indexador utilizado, que tanto pode ser uma taxa referencial como um índice de inflação usualmente adotado no mercado financeiro.

Alternativas
Comentários
  • No âmbito das medidas adotadas buscando a redução do spread bancário no país, o Banco Central do Brasil iniciou, em outubro de 1999, a divulgação das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras nas operações de crédito realizadas com recursos livres. As informações são segregadas de acordo com tipo de encargo (prefixado, posfixado, taxas flutuantes e índices de preços) e com a categoria do tomador (pessoas físicas e jurídicas).

    Como a questão fala de
    índice de inflação usualmente adotado, que não corresponde a um encargo "prefixado", a questão está errada.
  • A taxa de juros quando é prefixada paga um valor X.

    Quando a taxa de juros é indexada a algum índice, se torna variável, ou seja deixa de ser prefixada.
  • achei que quando era indexada ela se tornava fixa à aquele valor.   :(
  • Ainda tem alguma coisa estranha na questão: Os juros que são  pré-fixados (a remuneração de quem emprestou o capital), já o índice de correção monetária (reposição do poder de compra daquele capital), este deverá ser estipulado sobre um índice a ser estipulado (TR, INPC,...).

    Logo, ainda falta pegar o pulo do gato da questão. A única "outra opção" é ver pelo prisma de que operação PRÉ-FIXADA não tem indexador.