-
(Gabarito B)
A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.
Atenção: não podemos eliminar a estrutura informal, nem isso seria desejável.
É impossível compreender totalmente uma organização sem conhecer sua estrutura informal. Ela pode ser muito benéfica para que uma organização possa atingir seus objetivos, principalmente em épocas de mudanças rápidas.
Como é demorado e complicado o processo de mudança da estrutura formal, a estrutura informal possibilita à empresa se adaptar mais facilmente aos novos desafios. Outra vantagem é possibilitar aos funcionários conseguir alguma informação que seria difícil pelos canais formais, além de possibilitar o aprendizado de modo informal, que ocorre quando aprendemos alguma tarefa com um colega de trabalho, por exemplo.
Entretanto, a estrutura informal também traz desvantagens, como boatos infundados, fofocas, desentendimentos pessoais que atrapalham o andamento do trabalho, a perda de energia em conflitos etc.
-
Alguem pode explicar o item IV? Eu entendo o contrário, você conhece a realidade da empresa quando fala informalmente com os empregados, pois eles são os que "colocam a mão na massa"...
-
STENIO DIAS, exatamente. uma das vantagens da estrutura informal é justamente "reduzir a carga de comunicação dos chefes", ou seja, tira do chefe uma responsabilidade que, pela informalidade é atribuída aos grupos internos, qual seja, a de informar os demais sobre os diversos assuntos da organização. Considere que o bom nível de interação já é inerente aos grupos. Este fato implica justamente no "desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias."
Também tive essa dúvida e pesquisando tirei essa conclusão. espero ter ajudado.
Sucesso!!!
-
Sobre IV, na estrutura formal, as decisões e atividades são bem definidas e as chefias sabem exatamente o que seus subordinado fazem, pois o controle é definido formalmente. Mas se a Organização é baseada em uma estrutura informal, muitas das decisões e atividades são realizadas informalmente, sem uma grade definida, ou controle definido. A chefia fica então sem saber exatamente o que acontece na realidade da empresa
-
TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
FORMAL: São planejada e a organização obedece os princípios da administração.
INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, não aparecem no organograma.
CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA FORMAL
Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
É estável.
Está sujeita a controle.
Está na estrutura.
Autoridade é descendente
VANTAGENS DA ESTRUTURA FORMAL
É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
Reconhecida juridicamente de fato e de direito.
É estruturada e organizada.
CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA INFORMAL
Está nas pessoas.
Sempre existirão.
A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
É instável.
Não está sujeita a controle.
Está sujeita aos sentimentos.
Líder informal.
Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
Proporciona maior rapidez no processo.
Complementa a estrutura formal.
Reduz a carga de comunicação dos chefes.
Motiva e integra as pessoas na empresa.
DESVANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
Provocar desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.
Dificuldade de controle.
Possibilidade de atritos entre pessoas.