SóProvas


ID
2012839
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O comprador é o elemento humano central na função compras. É ele quem faz a negociação com fornecedores, visando ao atingimento de um ponto comum em que ambas as partes (organização e fornecedor) saiam ganhadoras. O atributo indispensável ao comprador é a postura ética. Compradores, tanto de empresas privadas quanto do setor público, estão sujeitos aos valores morais inerentes ao desempenho de suas funções, usualmente denominados códigos de ética. O que difere a atuação de um particular para a de um servidor público, no que diz respeito à ética, é a obrigação constitucional explícita de condicionar suas ações ao estritamente previsto em lei (princípio da legalidade). Com maior especificidade ainda com relação à conduta ética, é fundamental também o cumprimento do princípio da moralidade. De posse dessa linha de raciocínio, é possível listar as principais posturas inerentes ao perfil de um comprador em um processo de negociação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • c) abdicar de prerrogativas e independência profissional, facilitando o exercício das negociações a terceiros.

     

    Conduzir com lisura, ética, integridade e imparcialidade os processos de licitação, contratação e de formalização de acordos, convênios e parcerias sob sua responsabilidade.

     

    Adotar critérios de seleção, contratação e avaliação, de forma imparcial e transparente, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores.

  • A Quadrix adora essa palavra "abdicar...

  • Gabarito: letra C

    Bons estudos!

  • Pessoal, vamos pensar um pouco.

    Qualquer agente público é dotado de prerrogativas (concedido a Administração em relação aos particulares). Exemplo: Os contratos administrativos possuem a cláusula 'fiscalização', no qual a contratada será fiscalizada pela administração pela respectiva prestação de serviços públicos. O agente não pode simplesmente ignorar, abdicar nessa prerrogativa ao assinar um contrato. 

    Item c)

  • Concordo com o colega Luz Céu.

  • letra C meu povo

     

  • D1.171: t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

     

     

  • ''exeto'', não vi isso  :\