SóProvas


ID
201358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de banco de dados, julgue os itens que se seguem.

O administrador de dados tem capacidade para criar o esquema conceitual, depois que o DBA definir o projeto lógico contendo as definições conceituais do banco de dados como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Muitos confundem Administrador de Dados, DA, com Administrador de Banco de Dados, DBA, fazendo uma estranha comparação, podemos dizer que o DBA cuida da "saúde física dos dados", enquanto que o DA cuida da "saúde mental dos dados".

    Em uma empresa com grande estrutura organizacional e muitos parceiros, sempre haverá a necessidade de um profissional que mantenha a consistência das informações e promova a melhor maneira com que todos os sistemas compartilhem suas informações. Alguns profissionais podem até estar se perguntando: "um analista não faria melhor esse trabalho?". A resposta é: depende, pois como foi citado acima, em empresas com grande número de empregados, tem também vários sistemas, bastante diferentes e que compartilham dados para produzirem informações de acordo com o interesse de cada área; o analista cuida especificamente de um sistema e sua relação com os usuários do mesmo, o DA cuida de todos os dados que podem ou não estar sendo utilizados por um ou mais sistemas na organização.

    Também é atividade do DA, a perfeita normalização e aderência dos dados ao contexto interno e externo à empresa, bem como a sua reutilização em tecnologias vigentes.

    Abaixo vamos enumerar algumas atribuições do DA:

    1. Elaborar, propor e manter modelos de dados.
    2. Definir os dados necessários à obtenção de informações solicitadas.
    3. Definir os níveis de integridade e segurança dos dados nos diversos níveis em que as informações solicitadas progredirem.
    4. Ter perfeito conhecimento dos processos empresariais como um todo.
    5. Elaborar e promover padrões de dados como dicionários, nomes, tipos, etc.

  • O administrador de dados tem capacidade para criar o esquema conceitual, depois que o DBA definir o projeto lógico contendo as definições conceituais do banco de dados como um todo.

    Os artefatos produzidos pelo administrador de dados são insumos para as atividades do DBA e não o contrário.

    Resposta: ERRADO
  • Discordo do Jusimar pois, segundo a jurisprudência da FCC, na questão (Q57542) http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5da52424-9a fica entendido pelo gabarito que ao Administrador de Dados (DA) compete o projeto lógico.

    Nos comentários da referida questão, segundo Date:
    "Cabe ao DA (administrador de dados) decidir quais informações devem ser mantidas no banco de dados - em outras palavras, identificar as entidades de interesse para a empresa e identificar as informações a serem registradas sobre essas entidades. Normalmente, esse processo é referenciado como PROJETO LOGICO - às vezes, PROJETO conceitual - de banco de dados.Uma vez que o administrador de dados tenha definido o conteúdo do banco de dados em um nível abstrato, o DBA então criará o ESQUEMA CONCEITUAL correspondente, usando a DDL Conceitual."
  • ADMINISTRADOR DE DADOS --cria--> projeto lógico --repassa--> ADMINISTRADOR B.D --implementa--> esquema conceitual

  • O administrador de dados tem capacidade para criar o esquema LÓGICO, depois que o DBA definir o projeto CONCEITUAL contendo as definições conceituais do banco de dados como um todo.

  • Atribuições do DBA (Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, DATE, p. 98-99):

    Definir o esquema conceitual; Definir o esquema interno; Contato com os usuários; Definir restrições de segurança e integridade; Definir normas de descarga e recarga; Monitorar o desempenho e responder a requisitos de mudanças