-
Atualmente, o grande desafio das organizações é assegurar a própria sobrevivência diante da globalização dos negócios e do impacto das mudanças e dos avanços tecnológicos. Maximiano (2007) explica que competitividade é uma tradução particular da idéia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. As empresas têm natureza competitiva, elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmos clientes e consumidores. O sucesso de uma pode ser o fracasso da outra. Em todo o mundo, a economia globalizada impõe novas estratégias de negócios, apoiadas em competitividade, manutenção e conquista de novos mercados. Kotler (2000) ressalta que o mercado tem mudado como resultado de grandes forças, como os avanços tecnológicos, a globalização e os processos de desregulamentação, que criam comportamentos e desafios às empresas, levando os clientes a exigirem mais qualidade e serviços superiores, além de alguma customização.
Perez (1988) afirma que competitividade pode ser entendida como a capacidade de uma determinada economia, ou de um setor econômico, ou de um conjunto articulado ou complexo de atividades produtivas e comerciais ligadas a uma produção, de concorrer com produções de outras em determinados espaços físicos e econômicos, pela satisfação da demanda destes.
-
Introdução à Administração - Maximiano, p. 107
"Competitividade é urna tradução particular da idéia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. As empresas têm natureza competitiva elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmos clientes e consumidores."
-
a) Correta.
b) Qualidade: Conformidade com os padrões. Relacionada ao conceito de Excelência
c) Produtividade: Produzir mais com os mesmos insumos, relacionada com o conceito de Eficiência
Para quem tem dúvidas, aconselho o estudo dos 6E`s do desempenho
-
-
Nossa ! A Ibfc gosta mesmo do Maximiano.
-
A competitividade é a alternativa que mais se aproxima da ideia de eficácia, pois quanto maior o resultado da empresa, mais competitiva ela será.
-
Competitividade: Eficácia.
Qualidade: Conformidade com os padrões. Relacionada ao conceito de Excelência
Produtividade: Produzir mais com os mesmos insumos, relacionada com o conceito de Eficiência
INDICADORES DE DESEMPENHO = Indicadores de resultado + Indicadores de esforços
Dimensão Resultado:
Exemplo (Queremos construir 10 mil casas como política social)
- EFICÁCIA: conseguiu construir 10 mil casas e não menos do que isso. (é a quantidade e qualidade dos produtos e serviços entregues)
- EFICIENCIA: não só conseguiu construir as 10 mil casas como também o fez gastando o menor dinheiro possível (é a relação entre os outputs, ou seja, os produtos entregues E o gasto de insumos utilizado para isso)
- EFETIVIDADE: conseguiu construir as 10 mil casa de forma eficaz e eficiente, E TAMBÉM essa medida alcançou o objetivo maior, que era o impacto social na vida dessas pessoas. (são os impactos gerados pelo processo)
Dimensão esforços:
- EXCELÊNCIA: (a conformidade a critérios e padrões de qualidade)
- ECONOMICIDADE: (obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível)
- EXECUÇÃO: (realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos/o quanto atingiu e pôs em prática o que vc se propôs a fazer)
-
GABARITO: LETRA A
COMPETITIVIDADE
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão
específica, para a qual foi criada.
Competitividade é uma tradução particular de eficácia, que se aplica às empresas.
A empresa mais eficaz é aquela que consegue transformar um grande numero de pessoas em seus
clientes, obter lucro e sobreviver com isso. Uma empresa é competitiva quando tem alguma vantagem sobre seus concorrentes.
Fonte: Meus resumos de acordo com as aulas e materiais da Loja do Concurseiro do Prof Petronio Castro.
-
COMPETITIVIDADE = EFICACIA
PRODUTIVIDADE = EFICIÊNCIA
VAMOS QUE VAMOS!!!!!!!!!
-
São entes políticos/federativos. Não são entidades!
-
São entes políticos/federativos. Não são entidades!
-
São entes políticos/federativos. Não são entidades!