A indução da puberdade precoce na fêmea nulípara visa, basicamente, que ela comece sua atividade reprodutiva o mais cedo possível, sem prejuízo de seu desempenho reprodutivo posterior.
Para induzir e sincronizar a puberdade precoce num grupo de marrãs, recomenda-se proceder da seguinte forma:
-manter as marrãs separadas do cachaço até atingirem em média 165 dias de idade;
-transferir o lote de marrãs para outra baia e/ou misturar marrãs de baias diferentes numa terceira baia;
-conduzir diariamente ou a cada dois dias, um cachaço (O porco que não foi castrado, utilizado para reprodução.) com aproximadamente 11 meses de idade e deixá-lo junto às marrãs em torno de meia hora. O contato direto entre cachaço e marrã é essencial para a indução de uma puberdade precoce e, para sua sincronização. Para evitar que uma ou outra fêmea seja coberta, o tratador deve assistir ao cachaço durante o período em que o mesmo estiver com as marrãs.
-as granjas que possuírem mais um de cachaço, devem realizar uma rotação diária dos mesmos, para obter melhor resultado, principalmente quanto a sincronização do cio.
-eliminar as marrãs que dentro de vinte e um dias não apresentarem o cio; esta medida visa evitar uma redução no desempenho reprodutivo dos animais, bem como, um aumento nos custos de produção da unidade produtiva.
R: C
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!