SóProvas


ID
201679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares
por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje
e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao
expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as
mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o
período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que
se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a
murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo
substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida,
uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de
doenças.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.

O controle da pinta preta, que geralmente ocorre em condições de alta temperatura e umidade, deve ser realizado com a aplicação semanal de fungicidas de contato, como produtos à base de mancozeb, e sistêmicos, como produtos à base de tebuconazole.

Alternativas
Comentários
  • 7.2.2 Pinta Preta ou Alternaria: causada por Alternaria solani Sor. e A.grandisSimmons, é uma doença que ocorre, geralmente, em plantas adultas (maduras), iniciando as infecções pelas folhas mais velhas (inferiores). As lesões começam com pequenas pontuações, que se desenvolvem em manchas zoneadas, necróticas, concêntricas, com margens limitadas pelas nervuras (Figura 22). A doença é favorecida por clima quente e úmido. Em ataques intensos as lesões podem coalescer, secando a folha completamente. Os tubérculos raramente são infectados, mas quando isso acontece apresentam lesões deprimidas e necróticas.  Para o controle, além de cultivares resistentes e da rotação de culturas, deve-se aplicar preventivamente fungicidas à base de Chlorothalonil, Iprodione e Mancozeb (Tabela 9). Nos casos em que o controle com esses fungicidas não for eficiente, deve-se aplicar Tebuconazole ou Difenoconazole.
  • http://www.abbabatatabrasileira.com.br/revista04_022.htm

    Controle

      O controle da pinta preta tem sido baseado na aplicação de fungicidas protetores e sistêmicos, conforme recomendação dos fabricantes e sob receita de um agrônomo.

      Vários fungicidas estão registrados no Brasil para controle da pinta-preta, além dos fungicidas de contato, oxicloreto de cobre, mancozeb, clorothalonil e famoxadone, existem os fungicidas sistêmicos como iprodione, procimidone, tebuconazole e difeconazole bem como produtos mais modernos como azoxystrobin e pyraclostrobin, entre outros. Porém o uso de controle químico deve ser feito de maneira racional.

      Medidas de controle cultural, tais como rotação de culturas, espaçamento adequado e, ou, sistema de condução da cultura, adubação e a eliminação dos restos culturais, podem ser utilizadas com o objetivo de controlar a pinta preta. No entanto, estas práticas são difíceis de serem adotadas em cultivos intensivos e, por si só, não são eficientes. Adubações pesadas podem colaborar para uma maior resistência das plantas, porém esta prática pode encarecer ainda mais o cultivo e causar desequilíbrios na planta, tornando-a mais suscetível a outras doenças. O controle da doença por meio da resistência é a medida mais recomendável e com maiores chances de reduzir o uso de fungicidas na cultura. A integração de variedades resistentes ao controle químico é viável e já foi demonstrada ser capaz de reduzir o número de aplicações de fungicidas.

      Na batata cultivada (Solanum tuberosum subsp. tuberosum), fontes de resistência à doença são muito raras, mas há possibilidade de encontrá-las entre as espécies selvagens. Entretanto, a resistência encontrada é do tipo quantitativa (horizontal ou parcial) e a mesma está geralmente associada com características de maturidade tardia (ciclo longo).

      Entre as cultivares de batata comercialmente conhecidas Aracy, Catucha, Eliza e Asterix são consideradas resistentes, Baronesa, Delta e Baraka medianamente resistentes, Atlantic e Monalisa pouco resistentes e Bintje e Achat muito suscetíveis.

    R: C

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!