SóProvas


ID
2017519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Desde o advento das reformas empreendidas por Deng Xiaoping — a partir de 1978 —, a China experimenta uma inserção crescente, ampla e contínua na economia global, em termos de crescimento econômico, inovação, investimentos, expansão de infraestrutura, geração de energia, ampliação de mercados e diversificação de exportações. A respeito da expansão dos interesses e da diplomacia econômica chinesa, julgue (C ou E) o item subsequente.

A China, empenhada em adotar um novo padrão de crescimento econômico, baseado em indústrias menos intensivas na emissão de gás carbônico, vem buscando restringir investimentos em atividades poluidoras tanto em nível doméstico quanto internacional e, junto com os EUA, comprometeu-se recentemente a retirar gradativamente subsídios a atividades econômicas mantidas à base da queima de combustíveis fósseis.

Alternativas
Comentários
  •  

    Até o ano de 2016 esta questão estava certa porém em 01 de Junho de 2017 o presidente Norte Americano Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

     

    Obs.: Acordo de Paris - acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.  

     

    Bons Estudos!

    FONTES: http://g1.globo.com/natureza/noticia/trump-anuncia-saida-dos-eua-do-acordo-de-paris-sobre-mudancas-climaticas.ghtml
    http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris

  • Gabarito alterado mesmo?

  • Kaio, o gabarito não foi alterado, porque a prova é anterior ao que o colega mencionou. Mas, se a questão fosse em 2017, o gabarito estaria errado, porque o Trump se afastou desse tipo de medida.

  • E agora que o Presidente Biden colocou os EUA de volta ao acordo de Paris, a questão volta a estar certa? Esse me parece o tipo de questão que é feita somente para confundir o candidato pois tanto China quanto EUA são os países que mais emitem gases de efeito estufa há décadas e continuam a fazê-lo, apesar das declarações políticas. E só pra constar, no início de 2021 o Presidente Biden se comprometeu a "substituir subsídios à indústria de combustíveis fósseis por incentivos à produção de energia limpa". FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2021/04/epoca-negocios-plano-tributario-de-biden-troca-subsidios-a-combustivel-fossil-por-incentivos-a-energia-limpa-diz-tesouro.html