SóProvas


ID
2017639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mundialização não diz respeito apenas às atividades dos grupos empresariais e aos fluxos comerciais que elas provocam. Inclui também a globalização financeira, que não pode ser abstraída da lista das forças às quais deve ser imposta a adaptação dos mais fracos e desguarnecidos.

                                           François Chesnais. A mundialização do capital.São Paulo: Xamã, 1996 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o fragmento de texto apresentado, julgue (C ou E) o item subsequente.


A agricultura moderna brasileira elabora usos e apropriações da terra com reduzida demanda de recursos hídricos e maximização da fragmentação do território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Errada!  A agricultura brasileira é reponsável por um consumo exorbitante de água.

  • Segundo a Embrapa, no Brasil, cerca de 72% das vazões consumida vão para a agricultura - em especial a irrigada, 11% matam a sede dos rebanhos, 9% são distribuídos pelas cidades e 1% abastecem as áreas rurais. 

  • Uma das técnicas de economia de água na agricultura mais conhecidas é a irrigação por gotejamento, em que o uso controlado da água propicia um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, diminuindo o desperdício e poupando as reservas.

    O princípio desse método é utilizar uma quantidade mínima de água que, como o nome indica, é despejada sobre o solo em forma de gotas de maneira regrada e econômica.

  • Errado !

    A agricultura moderna demanda uma grande quantidade de água. No Brasil, e no mundo, as atividades agrícolas são responsáveis por grande parte da demanda de água. O método de irrigação apresenta, de modo geral, elevadas taxas de desperdício.
     

  • Uma associação simples pra essa questão é que em média pra se produzir um kg de carne são necessários cerca de 3700 litros de água, isso por se só já é muito, agora pensa na soja e um outros alimentos.

  • O protagonismo do agronegócio brasileiro só é possível por causa do atual estágio de desenvolvimento do nosso espaço agrário, que apresenta:

    ALTO GRAU DE MECANIZAÇÃO E QUIMIFICAÇÃO das fazendas, o que permitiu importante aumento da produtividade;

    FORTE AUMENTO NA PRODUÇÃO, inicialmente de bens exportáveis, e depois de produtos para o mercado doméstico;

    Grande demanda por RECURSOS HÍDRICOS;

    CRESCIMENTO DA AGROINDÚSTRIA;

    AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA;

    CRESCIMENTO DA UTILIZAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA TEMPORÁRIA; e

    MAIOR INTERLIGAÇÃO ENTRE O SETOR AGRÍCOLA COM SEUS FORNECEDORES.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    A agricultura moderna brasileira elabora usos e apropriações da terra com reduzida demanda de recursos hídricos e maximização da fragmentação do território nacional.

     

    A agricultura moderna brasileira demanda uma grande quantidade de água. Além disso, ela minimiza a fragmentação do território nacional, pois é baseada em latifúndios (grandes extensões de terras) monocultores agroexportadores que possuem uma lavoura comercial apoiada no agronegócio

     

    TECCONCURSOS

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Sobre a agricultura modernizada no Brasil julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    A agricultura de exportação de grãos brasileira é intensiva na utilização de recursos diversos como águas subterrâneas e grandes áreas de latifúndio onde são removidas a cobertura natural. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • *AGROPECUARIA

    - 74% dos gases de efeito estufa vêm da agropecuária ---> desmatamento e gases dos animais.

    72% do consumo de água do Brasil está relacionado com a Agropecuária

    Para produzir 1 kg de carne de boi, são utilizados 15,4 mil litros de água

    -A agropecuária é a principal causa de desmatamento no brasil.