SóProvas


ID
2017645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mundialização não diz respeito apenas às atividades dos grupos empresariais e aos fluxos comerciais que elas provocam. Inclui também a globalização financeira, que não pode ser abstraída da lista das forças às quais deve ser imposta a adaptação dos mais fracos e desguarnecidos.

                                         François Chesnais. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o fragmento de texto apresentado, julgue (C ou E) o item subsequente.

O princípio geográfico da localização, no mundo globalizado economicamente competitivo, é superado pelos sistemas técnicos e de informação.

Alternativas
Comentários
  • A 3º Revolução Industrial permitiu a revolução tecnica científica, diminuindo ainda mais as fronteiras da globalização. O exemplo mas prático desse processo é a fabricação de carros e bens duráveis cujo processo ocorre em diferentes fases e países.

  • Onde está o erro no enunciado? Não entendi.

  • Apesar da maior integração e na diminuição do tempo e custo necessários para a circulação de informações e mercadorias, o princípio geográfico da localização não foi superado. A rede global não flutua no ar, ela se entrelaça em nós, em locais estratégicos dentre os quais é possível citar grandes áreas de produção indústrial, portos de redistribuição mundial como Singapura e Rotterdam, centros de decisão como o Vale do Silício nos Estados Unidos, dentre outras. Também mostra como o princípio de localização não foi superado a elevação de fenômenos de valorização regional, que crescem como antinomia ao global. Um exemplo disso são os selos de origem regional europeus, que valorizam produtos oriundos de regiões específicas por suas características únicas e exclusivas, como o Champagne francês. 

  • A tecnica do professor Nishimura de informatica se aplica aqui tambem kk.. 

  • Roberta Cardoso, um comentário tão preciso e precioso como o da colega Lívia C. e a única coisa que você foi capaz de escrever é que Champanhe francês é pleonasmo? 

  • O elemento geográfico continua a ser um elemento importante na configuração das correntes de comércio internacional. Mesmo após o desenvolvimento dos modernos meios de transporte, que reduziram drasticamente o custo de transferência espacial de meradorias, a proximidade geográfica continua estimulando os intercâmbios. Logo, o princípio geográfico da localização no mundo globalizado economicamente competitivo ainda não foi superado pelos sistemas técnicos e de informação

  • Só para constar, essa prova é Milton Santos na veia. "Por uma Outra Globalização"! O local não foi superado pela globalização.

  • ainda não foi.


  • Mesmo a globalização acelerada nos últimos anos não foi capaz ainda de superar as assimetrias técnicas e econômicas entre as diversas regiões do globo.

    Assim, podemos dizer que o elemento geográfico continua a ser importante na configuração das correntes de comércio internacional, já que os países continuam tendo maior relevância no processo de globalização, enquanto os países mais pobres continuam com papel periférico neste processo – especialmente pela defasagem técnica e tecnológica.

    Resposta: Errado

  • Para leigos: a questão está dizendo que os sistemas técnicos e de informação superam o princípio geográfico da localização...

    Ou seja, uma empresa instalada em Brasília possuiria a mesma capacidade e facilidade de escoar sua produção de uma empresa instalada ao lado do porto de Santos...

    Isso está errado, apesar dos "avanços técnicos e de informação" ,como por exemplo, desenvolvimento de ferrovias, melhor logística,etc... O fator da localização ainda é muito importante...

  • O LUGAR NAO MORREU! ( Prof Joao Felipe)

  • O elemento geográfico continua a ser um elemento importante na configuração das correntes de comércio internacional. Mesmo após o desenvolvimento dos modernos meios de transporte, que reduziram drasticamente o custo de transferência espacial de meradorias, a proximidade geográfica continua estimulando os intercâmbios. Logo, o princípio geográfico da localização no mundo globalizado economicamente competitivo ainda não foi superado pelos sistemas técnicos e de informação

  • A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário. Sobre a localização no mundo globalizado julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    O princípio geográfico da localização não deixou de existir no mundo tecnificado. A chamada revolução nas comunicações e transportes facilitaram a circulação mas não eliminaram os limites físicos das distâncias e acessos. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO