-
Item Correto.
Milton Santos é bibliografia praticamente obrigatórioa pra prova de geografia da Cespe:
Os territórios tendem a uma compartimentação generalizada, onde se associam e se chocam o movimento geral da sociedade planetária e o movimento particular de cada fração, regional ou local, da sociedade nacional. Esses movimentos são paralelos a um processo de fragmentação que rouba às coletividades o comando do seu destino, enquanto os novos atores também não dispõem de insturmentos de regulação que interessem à sociedade em seu conjunto.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado.
-
Não entendi a afirmativa até agora.
-
Não entendi a afirmativa até agora./2
-
Não entendi a afirmativa até agora./3
-
Ao mesmo tempo que existe a ideia de "integração" com a globalização, também existe a ideia de "fragmentação" ou "compartimentação", tendo em vista que este fenômeno também enseja diversas desigualdades.
-
''tendência de compartimentação generalizada dos territórios'' pra mim a globalização não foi uniforme. ainda no final falam ''nacional ao regional e ao local.''
vou fazer 10 vezes e vou errar 11 vezes essa questão.
-
CORRETA
"... Os territórios tendem a uma compartimentação generalizada, onde se associam e se chocam o movimento geral da sociedade planetária e o movimento particular de cada fração, regional ou local, da sociedade nacional...Com a globalização, todo e qualquer pedaço da superfície da Terra se torna funcional às necessidades, usos e apetites de Estados e empresas nesta fase da história. Desse modo, a superfície da Terra é inteiramente compartimentada e o respectivo caleidoscópio se apresenta sem solução de continuidade." Milton Santos - Por uma outra Globalização, pg 39 e 40"
É um conceito do Milton Santos, que não é conhecido pela escolha de vocabulário claro.
-
Um processo de compartimentação consiste em dividir um espaço, sem,
necessariamente, separá-los, por completo. Pode-se “compartimentar” determinado ambiente, sem deixá-los ausentes de relação entre si.
-
nao entendi esse final...quer dizer,nao entendi foi nada
-
Esse é o entendimento do geógrafo brasileiro Milton Santos acerca da fragmentação da sociedade e do território desencadeado pelo processo de globalização imposto pelo agentes hegemônicos. Vejamos (pág. 80):
"Os territórios tendem a uma compartimentação generalizada, onde se associam e se chocam o movimento geral da sociedade planetária e o movimento particular de cada fração, regional ou local, da sociedade nacional."
[Fonte: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
A compartimentação a qual Milton Santos se refere em seus estudos diz respeito as desigualdades provocadas pelo processo de globalização que foi baseado na dominação e na hierarquização. Para o autor, esse processo resultou em desigualdades e fragmentação da sociedade e do território.
-
A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário. Sobre implicações socioeconômicas da globalização julgamos a afirmativa a seguir.
Análise do item:
A recorrente interconexão entre os diferentes espaços do mundo globalizado permite que influências diversas unam ou separem espaços semelhantes em forma e função mas diferentes em localização.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
-
??????????
-
"É um conceito do Milton Santos, que não é conhecido pela escolha de vocabulário claro"
na verdade, há de se fazer um curso só pra entender o que a questão está perguntando...