Letra E
Brasão de Cascavel (Paraná)
ARMAS DE CASCAVEL
O Brasão de Armas de Cascavel foi instituído pela Lei municipal nº 243, de 9 de outubro de 1963, com as seguintes características:[1]
Lei Municipal 243, de 9 de outubro de 2003
Art. 1º ARMAS DE CASCAVEL, escudo moderno de bleu, encimado por coroa mural de quatro torres ameadas e sua porta cada uma, privativa das municipalidades, listél, fitão.
Art. 2º DESCRIÇÃO DO ESCUDO, em abismo, Cascavel de Ouro encimado por coroa também de ouro, acompanhados de duas estrelas em pala de cada lado. Bordadura de prata.
Art. 3º LITERATURA DE ESCUDO, o bleu fala da justiça e vigilância com que os poderes Constituídos de Cascavel olham por seus interesses, de cidade que cresce pelo trabalho e nobreza de sua gente. A Cascavel se constitui na arma falante da cidade e Município e é de ouro, porque suas características são as de uma cidade rica, generosa e de uma economia sólida. A Coroa de ouro lembra o orago da cidade, Nossa Senhora Aparecida, Santa que protege a religiosidade e prosperidade da gente de Cascavel. As quatro estrelas de prata falam da paz, pureza, integridade e brandura em que os homens de Cascavel vão desenvolvendo suas atividades, sempre seguros e firmes nas possibilidades que a cidade lhes oferece. A bordadura do escudo lembra os rios Piquiri de Iguaçu, cujas águas fertilizam as terras do Município, proporcionando férteis colheitas. O fitão de sínople fala que as terras de Cascavel, possibilitando várias espécies de semeaduras, proporcionam abundâncias de colheitas. A palavra Cascavel que aparece com o dístico em seu fitão lembra que no Município, todos se unem em torno do bem estar comum, que é o progresso da cidade.
Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Bons estudos!