SóProvas


ID
2022127
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, ao ler no prontuário que o paciente teve lesão do quarto par de nervos cranianos, concluiu que esse paciente apresentaria o seguinte problema

Alternativas
Comentários
  • resposta d

    I – Nervo olfatório É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.

    I – Nervo óptico Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas aos impulsos visuais. Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina. Chega até o crânio pelo canal óptico.

    I- Nervo óculo-motor Tem a função de motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho, sua origem se dá nos pedúnculos cerebrais.

    IV- Nervo troclear Passa pela fissura orbital superior, tem a função de motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho, é originado nos pedúnculos cerebrais.

    VI- Nervo abducente Nervos predominantemente do tipo motor, responsáveis por informações relacionadas aos movimentos dos olhos, incluindo também o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam no que se diz respeito a informações relativas às condições musculares do indivíduo.

    V- Nervo trigêmeo É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação; e as do tipo sensitivas, enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.

    VII- Nervo facial

    Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados à expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas são responsáveis por aspectos relacionados à gustação.

    VIII- Nervo vestíbulococlear Sensitivo. Está relacionado ao equilíbrio corporal e audição.

    IX- Nervo glossofaríngeo Do tipo misto, sendo que as fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos.

    X- Nervo vago Misto. Relacionado aos batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição.

    XI- Nervo acessório Do tipo motor, enviando mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.

    XII- Nervo hipoglosso Também motor, sendo responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.

     

  • Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal.

    I – Nervo Olfatório - É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.

    II – Nervo Óptico - Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas aos impulsos visuais. Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina. Chega até o crânio pelo canal óptico.

    III – Nervo Oculomotor - em a função de motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho, sua origem se dá nos pedúnculos cerebrais. Um problema nesse nervo pode levar a ausência do movimento do globo ocular.

    IV – Nervo Troclear - Passa pela fissura orbital superior, tem a função de motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho, é originado nos pedúnculos cerebrais. Logo, um problema nesse nervo pode levar a falha no movimento das pálpebras.

    V – Trigêmeo- É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação; e as do tipo sensitivas, enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.

    VI – Nervo Abducente - Nervos predominantemente do tipo motor, responsáveis por informações relacionadas aos movimentos dos olhos, incluindo também o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam no que se diz respeito a informações relativas às condições musculares do indivíduo.

    VII – Nervo Facial - Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados à expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas são responsáveis por aspectos relacionados à gustação.

    VIII – Nervo Vestibulococlear - A função deste nervo é orientar a movimentação e audição. É um nervo sensitivo. As fibras do nervo vestíbulo-coclear auxiliam impulsos nervosos relacionados ao equilíbrio e audição. Um problema nesse nervo pode levar a dificuldade no equilíbrio e audição.

    IX – Nervo Glossofaríngeo - Do tipo misto, sendo que as fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos. Um problema nesse nervo pode levar a dificuldade motora e sensitiva da faringe 

    X – Nervo Vago - Misto. Relacionado aos batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição.

    XI – Nervo Acessório - Do tipo motor, enviando mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.

    XII – Nervo Hipoglosso - Também motor, sendo responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe. Um problema nesse nervo pode levar a imobilidade da língua.

    Resposta D

    Bibliografia

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

    http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/images/stories/nervos_cranianos.pdf

  • VNervo troclear

    Esse nervo é o menor dos nervos cranianos. Ele inerva o músculo oblíquo superior do olho.

    Doze pares de nervos cranianos - Brasil Escola

     

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/doze-pares-de-nervos.htm