SóProvas


ID
2022304
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A comunicação segura é primordial na segurança de redes e requer a utilização de mecanismos de criptografia para proteger os dados trafegados na rede contra divulgação não autorizada.
O ataque que explora as características do algoritmo de criptografia para tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave utilizada é chamado de

Alternativas
Comentários
  • criptoanálise é a arte de tentar descobrir o texto cifrado e/ou a lógica utilizada em sua encriptação (chave). As pessoas que participam desse esforço são denominadas criptoanalistas. A criptoanálise representa o esforço de decodificar ou decifrar mensagens sem que se tenha o conhecimento prévio da chave secreta que as gerou. As diversas técnicas de criptoanálise são os caminhos que os analistas podem seguir para conseguir descobrir ou quebrar a codificação das mensagens que estiverem cifradas, e não apenas a simples decifração de uma mensagem.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptoan%C3%A1lise

     

  • Gabarito C

    Criptoanálise

    Quebrando Cifras

    Quebrar uma cifra não necessariamente quer dizer o mesmo que encontrar uma maneira de descobrir segredos recuperados através da transformação de uma cifra em texto plano. Para os acadêmicos a quebra de uma cifra significa encontrar uma fraqueza de uma cifra que pode ser explorada com complexidade menor do que a força-bruta. Por exemplo, se a força bruta requer que testemos 2256 e conseguimos encontrar alguma fraqueza na cifra que nos possibilite quebra-la com “apenas” 2250 testes, já podemos dizer que a cifra foi quebrada. Ou seja, uma quebra de cifra é apenas um atestado de que a cifra não é tão segura quanto foi assegurado pelo desenvolvedor.

    A maioria das quebras consideradas bem sucedidas foram primeiramente aplicadas a uma versão mais simples das cifras, e depois – as vezes anos depois – foram extendidas para outras versões da mesma cifra.

    Para quebrar uma cifra devemos adotar 3 importantes passos: identificação, quebra e configuração. O primeiro passo se refere a descobrir qual sistema de cifra foi usado. É importante ressaltar que o sistema usado pode ser um desconhecido pelo criptanalista, logo é importante que o criptanalista esteja constantemente atualizado sobre novos sistemas que possam aparecer. O preâmbulo, assim como ajuda o recipiente, pode ajudar o criptanalista a descobrir qual sistema foi usado para encriptar a mensagem. Por fim, o criptanalista deve analisar a mensagem: se ela for muito pequena, provavelmente deverá esperar por mais mensagens, caso contrário ele já dispõe de informações suficientes para iniciar a quebra da mensagem.

    O segundo passo, a quebra, deve ser realizada após o analista ter conhecimento do sistema usado na encriptação da mensagem. Com essa informação ele poderá testar livros de códigos, transposições e substituições que possam quebrar a mensagem, ou então determinar as partes fixas da cifra, para assim poder confirgurar as partes variáveis e com isso iniciar os testes de quebra. Vale ressaltar que o segundo passo, a quebra, é o mais complexo, podendo levar meses que se complete essa etapa do processo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Quando o enunciado da questão fala em "explora as características do algoritmo de criptografia para tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave" neste momento excluímos o a Letra D força bruta, pois neste tipo de ataque simplesmente é feito varias tentativas até acerta qual é a chave, na criptoanálise é feito um conjunto de técnicas e métodos para tentar deduzir um texto ou a chave conforme solicitado no enunciado , desta forma temos como correto a Letra C.

    A: simétrico

    B: assimétrico

    C: criptoanálise

    D: força bruta

    E: hacking

  • Criptoanálise: É uma técnica de decifrar uma mensagem sem qualquer conhecimento dos detalhes da criptografia