Round-Robin (RR) é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional, que atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, sem manipulação de todos os processos prioridade. Escalonamento Round-Robin é simples e fácil de implementar.
Este escalonamento também pode ser aplicado em problemas de programação, como dados de agendamento de pacotes em redes de computadores.
O algoritmo de escalonamento Round-Robin é um dos mais antigos e simples algoritmos, além de ser totalmente imune a problemas de starvation. É usado em projetos de sistemas operacionais multitarefa, e foi projetado especialmente para sistemas time-sharing, pois este algoritmo depende de um temporizador (Timer).
O funcionamento deste algoritmo acontece da seguinte forma: uma unidade de tempo, denominada quantum, é definida pelo sistema operativo, onde determina o período de tempo entre cada sinal de interrupção.
Cada processo é retirado da primeira posição da fila de prontos e recebe o processador para a sua execução. Se o processo não termina após o quantum, ocorre uma preempção e o processo vai para o fim da fila de prontos. Se o processo termina antes do período de quantum, o processador é liberado para a execução do processo que estiver no início da fila. Todo processo que chega à fila de prontos é inserido no final da mesma.
Quando um processo é retirado da fila para o processador, ocorre uma troca de contexto, o que resulta num tempo adicional na execução do processo.
Fonte: http://dicionario.sensagent.com/round-robin%20(algoritmo)/pt-pt/