-
Embora não tenham conseguido atingir seus objetivos, os rebeldes da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana conseguiu estabelecer um importante marco na luta contra o domínio das oligarquias no poder. Esta revolta inspirou outros movimentos tenentistas no país como, por exemplo, a Coluna Prestes e a Revolta Paulista de 1924.
ALTERNATIVA LETRA E
-
essa questão tem seu lado errado "os 18 dos fortes" não originou o movimento e sim foi um movimento... cabe recurso ai!
-
jovens oficiais = movimento denominado de Tenentismo.
-
um oficial não é denominado tenente logo então = É movimento tenentistas.
-
Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana, foi iniciada em 5 de julho de 1922 e encerrada no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha.
-
- A alternativa A está incorreta, afinal a República do “café com leite” perdurou até 1930, quando o presidente Washington Luís foi deposto pelas forças que apoiavam a Aliança Liberal.
- A alternativa B está incorreta, pois as forças governistas tiveram êxito em reprimir os levantes militares favoráveis à deposição do presidente Artur Bernardes.
- A alternativa C está incorreta, uma vez que os levantes militares da década de 1920 não implicaram na transferência de suas instituições.
- A alternativa D está incorreta, pois foi a após a Revolução de 1930 que foi iniciada a primeira ditadura do Brasil, o Estado Novo.
- A alternativa E é a resposta. O tenentismo foi o nome dado aos levantes militares ocorridos durante a década de 1920, defensores do fim do predomínio das oligarquias na política brasileira a partir da imposição do voto secreto e do fim da corrupção eleitoral. O primeiro ato do movimento se deu em 1922, episódio que ficou conhecido como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
-
GABARITO - LETRA E
originou o movimento denominado de Tenentismo.