SóProvas


ID
2022592
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Alvará de 1º de abril de 1808 revogou o Alvará de 1785 de D. Maria I, que proibia a manufatura na colônia. O Brasil estava autorizado a desenvolver manufaturas. Contudo havia dois fatores que se tornaram um obstáculo ao desenvolvimento da indústria brasileira, os quais eram o/a (os/as)

Alternativas
Comentários
  • A

     

  • Pois os escravos podiam formar um "mercado consumidor" para Industria Brasileira e a Inglaterra já estava mais evoluida industrialmente do que Brasil.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA A 

  • Após a fuga da família real portuguesa para o Brasil com ajuda dos ingleses atráves da chamada Convenção Secreta, a Inglaterra firmou inúmeros acordos que beneficiariam seu comércio, pois como o ditado popular diz "Nada é de graça". Um desses acordos previa a extinção gradual do tráfico negreiro, Tratado de Aliança e Amizade, o outro cobraria impostos mínimos aos produtos ingleses comparados a outras nações.

  • - A alternativa A é a resposta. Enquanto o tráfico de escravos se manteve legalizado no Brasil, o capital gerado pela produção de café era destinado a aquisição de mais cativos, impedindo a formação de sua aplicação na indústria. Além disso, os itens ingleses que desembarcaram no Brasil encontravam vantagens alfandegárias desde 1810, o que também limitou a produção industrial no Brasil.

    - As alternativas B e D estão incorretas, afinal o impulso industrial ocorrido durante o Segundo Reinado foi realizado pelo capital dos cafeicultores.

    - A alternativa C está incorreta, afinal a mineração e a produção açucareira se encontravam em decadência ao longo do século XIX.

    - A alternativa E está incorreta, uma vez que os Estados Unidos não possuíam força econômica no mercado brasileiro no início do século XIX.

  • do ponto de vista, os Ingleses só tiraram vantagem do brasil como por exemplo a abertura dos portos e o fim da escravidão