SóProvas


ID
2022598
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As lutas do período colonial são divididas em Revoltas Nativistas e Revoltas Emancipacionistas. Entre essas últimas podemos incluir a

Alternativas
Comentários
  • As revoltas emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal. Estes movimentos possuíam certa organização política e militar, além de contar com forte sentimento contrário à dominação portuguesa. Principais revoltas emancipacionistas: Conjuração Mineira, Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) e Revolução Pernambucana.
  • OBS: A Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) foi a primeira expressão de uma corrente de raiz popular que combinava as aspirações de independência com reinvidicações sociais (fim da escravidão, por exemplo)

  • Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) = C

  • Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

    ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C

  • As revoltas Nativistas não pleiteavam a liberdade do Brasil ---> Conjuração Mineira

    As revoltas Emancipacionistas ---> Com liberdade brasileira---> Conjuração Baiana = Revolta dos Alfaiates e Revolução Pernambucana

  • Fazendo uma breve correção ao comentário da Alana Lins, a inconfidência mineira foi um movimento separatista, não nativista.

    Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é como ficou conhecida a revolta de caráter separatista que estava sendo organizada na capitania das Minas Gerais no final do século XVIII. - trecho retirado do site Brasil escola.

  • A Revolta dos Alfaiates (alternativa c - gabarito), também conhecida como Conjuração Baiana, foi a única revolta, ao lado da Conjuração Mineira, a defender a emancipação do Brasil

    JUSTIFICATIVAS DAS ALTERNATIVAS QUE NÃO RESPONDEM À QUESTÃO: 

    A) A Revolta de Vila Rica ocorreu contra o estabelecimento das Casas de Fundição, sem questionar a dominação colonial.

    B) Revolta de Palmares, associada à resistência palmarina diante da opressão portuguesa, questionava aspectos da colonização sem propor a separação de Portugal.

    D) A Revolta ou Guerra dos Mascates foi um conflito entre as elites pernambucanas por mais espaço no aparato colonial sem contestá-lo.

    E) A Revolta de Amador Bueno questionava o fim da União Ibérica sem reivindicar a independência do Brasil.

    Fonte: http://projeto-militar.blogspot.com/2016/07/questao-esa-2014_75.html