SóProvas


ID
2022862
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o texto. 


Não era possível explorar a colônia sem, de certo modo, desenvolvê-la; ainda que esse "desenvolvimento" se fizesse nas linhas de uma economia dependente, não podia deixar de envolver um aumento necessário de população na colônia, e uma complexidade crescente da sociedade colonial – o que começava a abrir a possibilidade de pouco a pouco se manifestar oposição de interesses entre os colonos e a metrópole. Nesse sentido, o perigo secessionista é inerente ao processo de colonização, e com ele se defrontaram todas as metrópoles. Mas, num segundo plano, e dadas as peculiaridades de relação colônia-metrópole, no caso Brasil-Portugal, o simples crescimento demográfico da colônia já se apresentava como algo ameaçador: quando a descoberta dos metais nobres e o início da mineração provocaram um forte movimento populacional para as Minas Gerais, atemorizam-se os dirigentes metropolitanos.

(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise doantigo sistema colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 142) 

Uma análise do texto permite afirmar que, no processo de colonização do Brasil,

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     a)

    Portugal, para explorar a colônia, teve que estabelecer as bases do desenvolvimento que, contraditoriamente, acabou despertando ideais de libertação na colônia. 

  • "Não era possível explorar a colônia sem, de certo modo, desenvolvê-la; ainda que esse "desenvolvimento" se fizesse nas linhas de uma economia dependente, não podia deixar de envolver um aumento necessário de população na colônia, e uma complexidade crescente da sociedade colonial – o que começava a abrir a possibilidade de pouco a pouco se manifestar oposição de interesses entre os colonos e a metrópole."

    Essa afirmação é a mais pura verdade, desde que a metrópole explorava e o crescimento da colonia era um fato inevitavél. Com o descobrimento dos metais e pedras preciosas, os colonos passaram a querer tomar posse da terra e não mais seguir a metrópole, criando um conflito e danda como resultado dos conflitos, uma visão aos colonos da sua liberdade.

    Letra-A