SóProvas


ID
2023636
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A marcha é um importante item a ser avaliado na reabilitação neurológica. Durante a marcha, na fase de apoio, o contato inicial tem o objetivo mecânico de posicionar o pé e iniciar a desaceleração.

Os grupos musculares ativos na marcha, além dos dorsiflexores do tornozelo (tibial anterior), são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Fase de Apoio: Contato inicial

    Objetivos mecânicos: Posicionar o pé, começar a desaceleração

    Grupos musculares ativos: Dorsiflexores do tornozelo, extensores do quadril, flexores do joelho

    Músculos ativos: Tibial anterior, glúteo máximo, músculos posteriores da coxa

     

    https://proteseeortese.wordpress.com/2011/08/23/acoes-musculares-durante-o-ciclo-da-marcha/

  • Entendo que: se está levando em conta a fase de apoio inicial do pé, no momento de ativação dos dorsiflexores de tornozelo, estarão ativos os flexores de quadril e extensores de joelho (pois neste momento o membro inferior deve estar estendido a frente e com dorsiflexão de pé). Então, não seria a alternativa C a correta?!

  • A fase da marcha deve ser avaliada de forma dinâmica, portanto entende-se que da subfase contato inicial se dará a próxima que é a resposta à carga, portanto o quadril está saindo de uma flexão para uma extensão e o joelho de uma extensão para uma flexão.

  • Isabela, sei q faz 4 anos q comentou.. Mas caso ainda seja util: A ação dos flexores do quadril só acontece na fase inicial do balanço, tb conhecida como fase de aceleração. Daí em diante o membro permanece em flexão pelo impulso que é gerado nessa fase. Com relação aos Extensores do joelho de fato estarão ativados. E oque faria a questão ser anulada na verdade é que a musculatura extensora de quadril (Glúteo Maximo) realiza força excêntrica desacelerando a flexão de quadril.