Gabarito. E
Shall we see it? Ok, lets go!
(ERRADO) Os gastos públicos (por exemplo, com salários de funcionários públicos) não são considerados para fins de cálculo do Produto Interno Bruto.
Os gastos públicos com saúde, educação, segurança etc., são contabilizados no PIB. Eles têm como contrapartida a geração de um bem ou serviço. Por exemplo, o salário de um professor da rede pública faz parte do PIB por estar resultando num serviço: ensinar aos alunos.
(ERRADO) O Produto Interno Bruto brasileiro encolheu mais de 10% apenas em 2015.
O PIB teve queda de 3,8% em 2015, não 10% como afirmado.
(ERRADO) A gravidade da crise demonstra-se, por exemplo, pelo fato de o Brasil ser o único país da América do Sul atualmente em recessão econômica.
Não só o Brasil, como a Venezuela também, que aliás, tem a inflação mais alta do mundo atualmente.
FONTES:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-03/ibge-pib-fecha-2015-com-queda-de-38
http://www.valor.com.br/internacional/4154464/somente-brasil-e-venezuela-terao-recessao-na-america-do-sul-ve-cepal
http://porque.com.br/_homolog/cards/como-os-gastos-do-governo-entram-no-pib/
Never ever give up! Sua vez tá chegando, acredite!
Entrega teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará! Salmos 37:5
A economia nacional é tema clássico e recorrente em questões de prova. Deve ser estudada a partir de sua macro estrutura e principais indicadores como a renda dos habitantes, o índice de Produto Interno Bruto, inflação e taxa de juros entre outros, assim como é muito importante o acompanhamento cotidiano das principais notícias sobre o tema no noticiário. Sobre a crise econômica existente no momento da aplicação da questão julgamos as afirmativas a seguir.
I - Para efeito de cálculo do PIB toda a riqueza gerada no pais é considerada e isso inclui os gastos públicos.
II - Trata-se de um patamar de queda irreal devido a seu tamanho. Cada ponto percentual para cima ou para baixo é comemorado ou lamentado pelo governo da ocasião.
III - A América do Sul vem passando por um delicado momento econômico com uma tendência de queda nos investimentos estrangeiros e no valor dos principais produtos de exportação.
GABARITO DO PROFESSOR: E