SóProvas


ID
2030740
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[...]
As primeiras experiências com eleições de diretores de escolas públicas pela comunidade escolar aconteceram com a redemocratização, no fim da década de 1980. Hoje, grande parte dos gestores escolares é selecionada por meio dessa prática. No entanto, ainda persistem outros métodos de escolha, como a indicação política ou concursos públicos. Segundo dados colhidos a partir do questionário respondido por diretores no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2011, um em cada quatro diretores brasileiros foi indicado por políticos locais. A proporção equivale a 21,8% do total de 56.911 diretores nas redes estaduais e municipais de todo o País.
[...] 

Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/escolha-do-diretor-eleicao-concursoindicacao/>.Acesso em: 10 jul.2016. 

A indicação política para a nomeação do diretor da escola é considerada uma prática

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B (Clientelista).

    O clientelismo tem como finalidade principal amarrar politicamente o beneficiado. Os intermediários dos favores, prestados às custas dos cofres públicos, são os chamados clientelistas, despachantes de luxo ou ainda traficantes de influências. O grande objetivo dos intermediários é o voto do beneficiado ou dinheiro, componentes básicos do que identificamos como corrupção. A partir deste ponto de vista, temos que o clientelismo é a porta da corrupção política, sendo o sistema que dá origem à maioria esmagadora das irregularidades políticas e institucionais, assim como proporciona o mal uso da "máquina administrativa", que passa a ser direcionada apenas a finalidades estritamente perversas, sendo os prejudicados, no final, a grande maioria dos cidadãos que desejam seguir cumprindo com seus deveres.

    Fonte: http://www.infoescola.com/politica/clientelismo/